quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Tempestades de Outono 1912


Foi publicado o livro, há muito esperado, sobre o início da vida da tarefa do Padre Kentenich como Diretor Espiritual, com o título "Tempestades de Outono 1912". Esta é uma expressão usada por ele mesmo para definir esse tempo. Depois do livro "Os anos ocultos", biografia do Padre Kentenich até à sua ordenação sacerdotal em 1910, este era um livro muito desejado, pois estamos a falar dos primeiros tempos da sua vida sacerdotal e do desenvolvimento da tarefa do Padre Kentenich como Diretor Espiritual no seminário dos Palotinos, o contacto com os jovens do tempo de fundação de Schoenstatt. Este livro apresenta a pedagogia revolucionária e ousada do jovem sacerdote, José Kentenich. Por isso como subtítulo poderíamos traduzir: Começa uma revolução a partir de dentro...
É uma alegria que este livro saiu precisamente quando estamos às portas de celebrar os 100 anos do Documento de Pré-Fundação.
Esperamos, assim, que brevemente seja traduzido para português, pois este livro documentado é uma riqueza muito grande para o nosso caminho de santidade e o dos outros.


A autora, Dorothea M. Schlickmann (Ir. M. Doria), nascida em 1956 em Neuss/Reno. Em 1978 ingressou no Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt. Formou-se em Alemão, História e Pedagogia e doutorou-se em Pedagogia na Faculdade de Filosofia da "Westfälischen Wilhelms-Universität Münster, com uma tese sobre a Pedagogia do Padre Kentenich ("Die Idee von  der wahren Freitheit"). Desde 1999 dedica-se à investigação filosófica e histórica da vida e da obra do Padre José Kentenich. Além desse trabalho, dá várias conferências de formação pedagógica dentro da espiritualidade de Schoenstatt em congressos e dá formação também dentro da própria comunidade. Dorothea Schlickmann é membro do IJK (Instituto Internacional José Kentenich para Investigação e Doutrina), desde 2004.


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...