segunda-feira, 27 de agosto de 2012

"Navegando" em Família Rumo a 2014


Recordando as pistas do Padre José Melo para as férias de verão, as palavras do Padre Kentenich na Carta de Santa Maria e o facto de estarmos no ano do Santuário, tudo se juntou numa perfeição que só a Divina Providência pode explicar.  Desde 1989 que uma imagem da MTA (ainda a preto e branco) me acompanha sempre em todos os meus embarques. 
"Levem convosco a imagem de Nossa Senhora e dêem-lhe um lugar de honra nas vossas casas... Ela se manifestará derramando as suas Graças... E santificará os membros das famílias."

  
Como estamos no ano do Santuário, este ano renovei a imagem que me acompanha e criei o meu Santuário "Flutuante". Assim, como não podia "Pedalar Rumo a 2014", sigo ligado na nossa caminhada, não a pedalar, mas a navegar Rumo a 2014.
A porta abriu-se, a oportunidade surgiu e foi possível mais uma vez ter a minha família navegando comigo durante alguns dias, aproveitando as férias de verão e a oportunidade de estarmos juntos durante este período. 


O percurso levou-nos por vários países, com passagem por Roma. Por isso, a oportunidade de "Ligar" o nosso Santuário (de Aveiro) ao Santuário de Schoenstatt em Roma, surgiu imediatamente. Não somei quilómetros ao nosso projecto, mas a ligação ficou registada de uma maneira especial, por ser feita em Família.
Não sabendo muito bem onde estava localizado o Santuário (esquecemos a morada no autocarro), iniciámos a nossa caminhada e à medida que nos aproximávamos da zona, sentíamos que estávamos no caminho certo, pois a paisagem ia mudando e a atmosfera transformava-se.


Passados alguns quilómetros lá estava o número 112, a Porta tão procurada.


Fomos recebidos pela Irmã Maria Giovana, que por coincidência foi companheira de estudos da (nossa) Irmã Paula, o que criou imediatamente laços ainda mais fortes. Mostrou-nos a propriedade onde está situado o nosso Santuário, explicou-nos o significado nome (Coração da Igreja) e o detalhe, de que dos Jardins do nosso Santuário, se vê a cúpula da Basílica de São Pedro.


O Santuário pintado de vermelho, parece um pouco diferente do que estamos habituados a ver mas, o que se sente ao entrar não é preciso explicar, pois quem já visitou os nossos Santuários, sabe bem que ao cruzar aquela porta e ao sentir que estamos "No Santuário", a ligação com a MTA é tão forte, que as coordenadas geográficas perdem o sentido e nos esquecemos em que país estamos.


Aproveitem, pois mesmo de férias vale a pena "viver o verão perto de Deus" e "reconhecendo que existem inúmeras fontes de alegria, tapetes de flores a bordar o caminho da nossa existência.


Ficou a vontade de voltar com mais tempo e desfrutar daquele espaço, onde sentimos que a MTA, nunca está de férias para nós.

José Vilarinho e Família (Roma, 21 de Agosto de 2012)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...