quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Momento dedicado ao Padre José Kentenich


Sete anos após a morte do Padre Kentenich (concretamente em 10 de Fevereiro de 1975), procedeu-se à abertura oficial do processo de beatificação.
Esta abertura ocorreu na Diocese de Trier, na Alemanha sob a presidência do Bispo, Dom Bernardo Stein.
Antes disso, em 18 de Outubro de 1974, na celebração do 60º aniversário da fundação da obra de Schoenstatt, a Santa Sé comunicou a Dom Henrique Tenhumberg, na altura Presidente da “Presidência Geral” da Obra de Schoenstatt:
“Depois de um exame minucioso do seu pedido às autoridades pontifícias competentes, tenho a satisfação de lhe comunicar que o Bispo de Trier, autoridade diocesana local, de acordo com as normas do Direito Canónico, fazendo uso de suas faculdades, poderá levar a efeito o processo informativo, observando-se as devidas condições.” 
Neste ano de 2012, comemorámos na passada sexta-feira (dia 10) 37 anos da abertura do processo de beatificação do Padre José Kentenich. 
Através do processo de beatificação, pretende-se verificar a santidade de uma pessoa e do seu reconhecimento, como modelo de vida segundo o Evangelho e de intercessor junto de Deus, autorizando o culto litúrgico em sua memória.


É importante conseguir a beatificação do Padre Kentenich?

Sem dúvida nenhuma, sim. A Igreja fica mais forte, cada vez que consegue mostrar alguém, que seja um reflexo transparente do amor, da solidariedade, da verdade, da bondade e da simplicidade de Jesus Cristo. O Padre Kentenich, durante a sua vida mostrou ser um exemplo convincente de viver segundo os Evangelhos. 
O Padre Kentenich ao longo da sua vida, procurou aceitar e ajudar a resolver os desafios do mundo actual. “A mão no pulso do tempo, o ouvido no coração de Deus”, é uma frase dele, que define a sua pessoa e a sua acção pastoral.
Ele não se refugiou nas queixas dos males actuais, nem alimentou a sua acção pela nostalgia do passado, nem anunciou um futuro utópico.
Procurou educar para a liberdade, para que cada pessoa tome consciência da sua originalidade e seja sujeito da sua própria história, abrindo-se ao Deus da vida e sendo solidário com aqueles que o rodeiam. 
Dizia ainda que o santo de hoje, é aquele que é santo na vida diária. A fé, não pode ser separada da vida familiar, do trabalho, da política, da preocupação social, etc.
A sua experiência pessoal e os longos anos de acompanhamento espiritual de milhares de pessoas, levaram a que criasse uma pedagogia e uma espiritualidade aptas para os tempos actuais.
A figura de Maria ocupa um lugar de destaque nas contribuições do Padre Kentenich. Porque ninguém como ela deu maior exemplo de seguir Cristo, no meio das circunstâncias da vida diária, maior abertura à vontade de Deus Pai, nem ninguém foi tão solidário com os seus semelhantes, como Maria.
Irmos ao encontro de Maria é buscar valores que são fundamentais, para quem hoje pretenda dar um testemunho cristão credível e autêntico. 
A actuação e a fecundidade do Padre Kentenich também se demonstram no seu poder intercessor. O número de pessoas, que cheias de confiança se dirigem a ele, nas suas dores e preocupações, aumenta de ano para ano.

Reunindo e considerando tudo isto, é compreensível que esteja vivo em inúmeros corações o desejo de que o Padre Kentenich seja elevado à honra dos altares pela Igreja.
A nossa contribuição pode ser feita com orações, especificamente pedindo que ocorra um milagre de cura física, por sua intercessão.
Assim, seremos ainda mais a contribuir para que este desejo, se torne realidade brevemente.

Este trabalho foi apresentado no Domingo dia 12 de Fevereiro de 2012, no Santuário de Schoenstatt, numa iniciativa do Secretariado Padre Kentenich / Equipa Padre Kentenich, que vai ter lugar, todos os segundos Domingos de cada mês, sempre antes da celebração da Missa das 17 horas.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...