quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dia Mundial do Consagrado


A Igreja celebra hoje a festa da Apresentação de Jesus no templo e em simultâneo o Dia do Consagrado. A celebração do dia do Consagrado foi instituído em 1997, pelo Papa João Paulo II.
Neste pequeno trabalho, queremos homenagear todos aqueles que consagraram as suas vidas a Deus. Uma pequena mas merecida homenagem.

"Hoje vivemos, sobretudo nas sociedades mais avançadas, uma condição muitas vezes marcada por uma pluralidade radical, por uma marginalização progressiva da religião da esfera pública, de um relativismo que atinge os valores fundamentais. Isto exige que o nosso testemunho cristão seja luminoso e coerente, e que o nosso esforço educativo seja cada vez mais atento e generoso. A vossa obra apostólica, em particular, dilectos irmãos e irmãs, se torne empenho de vida que acede com paixão perseverante à Sabedoria como verdade e beleza, «esplendor da verdade». Sabei orientar com a sabedoria da vossa vida, e com a confiança nas possibilidades inesgotáveis da verdadeira educação, a inteligência e o coração dos homens e das mulheres do nosso tempo em relação à «vida boa do Evangelho».


Neste momento, dirijo o meu pensamento com carinho especial a todos os consagrados e consagradas, em todas as partes da terra, enquanto vos confio à Bem Aventurada Virgem Maria:

Ó Maria, Mãe da Igreja,
confio-te toda a vida consagrada,
para que lhe obtenhas a plenitude da luz divina:
viva na escuta da Palavra de Deus,
na humildade da sequela de Jesus, teu Filho e nosso Senhor, 
no acolhimento da visita do Espírito Santo,
na alegria diária do magnificat,
a fim de que a Igreja seja edificada pela santidade de vida
destes teus filhos e filhas,

no mandamento do amor. Amém! "

(Pequeno excerto retirado da homilia do Papa Bento XVI, no Dia do Consagrado de 2011)

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...