sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia do Pai


Imagem de São José segurando o Menino

Celebra-se hoje dia 19 de Março o dia de São José e em simultâneo o dia do Pai. Esta associação advém do facto de São José ter sido o esposo de Maria e por conseguinte pai legal ou adoptivo de Jesus.
O lema da nossa diocese para esta quaresma “Tudo é possível a quem crê”, adapta-se em pleno à personagem de São José.
José foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria, mãe de Jesus, mas ao tomar conhecimento que ela estava grávida, “sem antes terem coabitado”, sendo justo, cumpridor das leis e não querendo difamar Maria, resolveu deixá-la secretamente.
Entretanto apareceu um anjo a José, durante um sonho e disse-lhe:
“José, descendente de David, não tenhas medo de casar com Maria, tua noiva, pois o que nela se gerou foi pelo poder do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu vais pôr-lhe o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados.”
(Evangelho segundo São Mateus).

José aceitou a “missão” e não questionou mais a gravidez de Maria, simplesmente aceitou a vontade de Deus.
A figura de José é discreta e assim é apresentada no Novo Testamento. Um homem que vive em função de Jesus e não por si mesmo, um homem silencioso, discreto e cumpridor das leis de Deus, de uma fé a toda a prova, que mostrou sempre uma disponibilidade total, mesmo nos acontecimentos mais desconcertantes.
O culto a São José, surgiu no século IX, mas só se desenvolveu a partir do século XIV. A festa litúrgica, entrou no breviário em 1621. Em 1870 Pio IX, proclamou-o padroeiro universal da Igreja (cuja solenidade se comemora hoje). A sua importância para a Igreja é tão grande, que o Papa Pio XII instituiu uma outra festa em sua memória. Essa festa é o dia 1 de Maio e celebra-se São José Operário. Mais tarde, o Papa João XXIII, introduziu o nome de São José, no Cânone Romano da Missa.

 

Do facto de São José ser o pai adoptivo de Jesus, celebra-se neste dia 19 de Março o dia do pai, que no entanto não é comemorado em todos os países nesta data.
A origem do dia do pai remonta, segundo os dados que consultámos, à Babilónia, onde há mais de 4.000 anos um jovem de nome Elmesu, terá esculpido em argila um cartão para oferecer ao seu pai.
Mais recente foi a iniciativa de uma jovem norte americana, de nome Sonora Louise Smart Dodd, que no ano de 1909, ao ouvir uma leitura sobre o dia da mãe, achou que devia também homenagear o seu pai, William Smart, que criou sozinho os seus seis filhos, pelo facto de sua esposa ter falecido no parto do sexto filho.
O primeiro dia do pai foi comemorado em 19 de Junho de 1910, em Spokane, Washington, sendo a rosa escolhida como flor oficial do evento.
Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de Junho, como o dia dos Pais.
Em Portugal este dia é comemorado no dia 19 de Março, pela associação que é feita a São José, esposo de Maria e pai de Jesus.

A todos os pais, desejamos um feliz e abençoado dia e que São José, seja sempre um modelo a seguir. Quando os problemas por vezes apertam e parece que nada tem solução, pensem na figura de São José, na sua fé e na sua fidelidade à missão.

Feliz dia do pai.

Fami e Paulo

Nota: Para a elaboração deste trabalho, foram utilizados trechos da Enciclopédia Católica Popular e do Secretariado Nacional da Liturgia, do texto sobre o dia 19 de Março.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...