sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Mensagem para a Quaresma


Imagem de Jesus Cristo meditando antes de ser tentado

“Tudo é possível a quem crê!”

É este o lema que a Igreja diocesana nos convida a viver na caminhada quaresmal deste ano de 2010.
Durante os próximos quarenta dias a liturgia convida-nos a acompanhar o Cristo sofredor que é preso e condenado por anunciar o Reino. Queremos, por isso, percorrer este caminho na oração, contemplação, jejum, penitência, reconciliação e caridade. Através destas atitudes renovamos a nossa vida cristã na fé, abrindo a nossa mente á relação profunda com Deus.

Nesta relação tomamos consciência da loucura do Amor de Deus por cada um de nós, ao ponto de se deixar aniquilar a Si mesmo tomando a nossa natureza humana. E nós queremos também viver esta loucura do amor em relação aos nossos irmãos.

Na sua mensagem para a Quaresma, o nosso Bispo convida-nos a “procurar com assiduidade a Palavra de Deus, a fortalecer a vida com o sacramento da Penitência e da Eucaristia” pedindo que possamos crescer “na maturidade da fé e no compromisso cristão”. Traça assim um verdadeiro caminho que nos propomos percorrer na fé, com audácia e coragem, conscientes de que Deus convida cada um de nós a fazer com Ele o caminho de redenção.

Viver uma fé sólida e esclarecida é o que nos permite ser testemunha do amor de Deus neste mundo, vencendo as tentações do ter, do poder e do facilitismo que refere o Evangelho do primeiro Domingo da Quaresma.
Se por um lado a referência à fé em Cristo Salvador é a única forma de vencer as tentações, convido-vos também a que aproveiteis a Quaresma para viver na atitude de entrega a Deus de coração, como expressão de gratidão por tudo o que de Deus vamos recebendo.

Especialmente neste Ano Jubilar e de graças na celebração dos 50 anos de Schoenstatt em Portugal, oferecemos e vivemos esta atitude de gratidão a Deus pela nossa Família de Schoenstatt.

Pe. Carlos Alberto P. Sousa

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...