quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt


Um grupo de várias Irmãs de Maria

Vamos hoje apresentar-vos o Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt. Na semana a seguir a três Irmãs de Maria terem comemorado datas jubilares, no nosso Santuário, vamos mostrar um pouco da origem e da história deste Instituto Secular.
Este Instituto, como os demais que pertencem ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, está colocado no primeiro círculo (o mais interior). Os seus membros celebram um contrato com o Movimento, onde se obrigam a aspirar ao mais alto grau da perfeição do seu estado de vida e profissão, seguindo os conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência.
O Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt, foi o primeiro Instituto secular fundado na Alemanha, pois a sua fundação data do ano de 1926.
São chamados Institutos seculares pois são consagrados a Deus e os seus membros vivem no mundo (secularis – no mundo secular). O Papa Paulo VI chamou-os de “laboratórios nos quais a Igreja experimenta as possibilidades concretas do seu relacionamento com o mundo”.
O Instituto das Irmãs de Maria, tem muitas maneiras e oportunidades de contactar e colaborar com o mundo, pois suas comunidades actuam em muitos projectos, tais como escolas, hospitais e instituições sociais.
Outros dos seus membros trabalham em diversas actividades profissionais para assim cumprirem uma das resoluções do Concílio Vaticano II (Lumem gentium 31): “contribuírem, do interior, à maneira de fermento, para a santificação do mundo”.
Muitos dos membros deste Instituto usam traje religioso e assim indicam Deus, por sua aparência externa. Outros usam traje civil, mas pela sua maneira de ser e por seu testemunho, procuram atrair as pessoas para Deus, nos ambientes onde não se toleram ou não se entendem os sinais religiosos.
O seu serviço no mundo, abrange tanto as actividades apostólicas e missionárias nas diversas culturas, como também a vida contemplativa numa comunidade de adoração.

No ano de 1933, apenas sete anos após a fundação do Instituto, foram enviadas as primeiras Irmãs missionárias para a África do Sul. Mais tarde foram também enviadas Irmãs para a América do Sul, Estados Unidos e Austrália.
Em 1943, quando o Padre Kentenich estava preso no campo de concentração de Dachau, foi inaugurado no Uruguai, em Nueva Helvécia o primeiro Santuário Filial idêntico ao Santuário Original, por iniciativa das Irmãs de Maria.
Actualmente existem no mundo mais de 200 Santuários de Schoenstatt. Conforme as orientações do Padre Kentenich, onde existir um Santuário, deve existir também uma casa de formação na qual se vive e se transmite espiritualidade de Schoenstatt. Os Centros de Schoenstatt devem ser lugares impregnados de “cultura religiosa e moral”, devem ser oásis de vida cristã que irradiam atmosfera religiosa.
Para as Irmãs de Maria de Schoenstatt, o atendimento nos Centros, faz parte das suas principais tarefas.
A comunidade formada pelas Irmãs de Maria, aspira a “ser Maria”, pois esta trouxe ao mundo Cristo, o Redentor e a seu lado colaborou na redenção da humanidade. Como suas irmãs, as Irmãs de Maria de Schoenstatt sentem-se chamadas a dar um testemunho semelhante ao dela. A sua vocação pode ser resumida com as seguintes palavras:
Ser Maria na época actual e proceder como Ela para que muitas pessoas encontrem Cristo.
Este compromisso é a sua contribuição para os debates sobre a imagem da mulher, um dos grandes desafios do nosso tempo.
Nosso Pai e Fundador também formulou esta ideia com as seguintes palavras:

“A importância das Irmãs de Maria para a nossa cultura, consiste antes de tudo, em que elas devem representar o verdadeiro, o genuíno tipo de uma mulher moderna.”
Neste Instituto existem Irmãs procedentes de diversos povos e culturas. Embora os conceitos de uma mulher da Europa sejam muito diferentes dos de uma mulher da Ásia ou de África, convivem em grande harmonia.
A vinculação a Maria, leva-as às raízes do verdadeiro ser feminino e ajuda-as a aspirar em conjunto ao perfil de mulher.

Neste pequeno trabalho, pretendemos mostrar um pouco sobre o Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, que como atrás referimos, é um dos grandes suportes do Movimento. Elas estão presentes em quase todos os Santuários e ajudam de muitas maneiras todos aqueles que procuram o Santuário.
Obrigado Irmãs de Maria, pela vossa presença e pelo vosso trabalho!

Para quem quiser aprofundar mais este tema, aconselhamos a visita à página da internet do Instituto, na morada: http://www.schoenstaetter-marienschwestern.org/

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...