terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

EDUCAR PARA A VIDA - II - Creche Jardim de Maria

A Creche “Jardim de Maria”, uma valência do Centro Social Padre José Kentenich, Instituição Particular de Solidariedade Social Sem Fins Lucrativos, inspirada na Missão e Visão filosófica, pedagógica e sacerdotal do Padre José Kentenich, Fundador da Obra Internacional de Schoenstatt tem como objectivo “Educar para Vida”.

A Obra Internacional de Schoenstatt nasceu do trabalho pedagógico do Padre José Kentenich como educador de adolescentes, na Alemanha, no início do século XX. Face à instabilidade e às ameaças de todo o tipo, provocadas devido à eminência da I Guerra Mundial, José Kentenich, director espiritual do Seminário Menor em Schoenstatt – Vallendar, procurou com os jovens seminaristas criar um ambiente de confiança e alegria com base numa pedagogia das vinculações.

“O homem, … como ser social, necessita de união e vinculação com outros. Sem esta união e vinculação carece de um elemento essencial, … não pode desenvolver-se. Assim como o pássaro que é retirado do seu elemento vital, o ar, assim como o peixe fora da água, também o homem, desenraizado da comunidade, não pode alcançar a sua plenitude” (J K).

O Sistema Pedagógico de Schoenstatt consta de três Princípios Fundamentais. Estes representam o alicerce sobre o qual se ergue todo o edifício educacional. Os dois primeiros baseiam-se no pensamento tomista (lS. Tomás de Aquino) e o terceiro no pensamento salesiano (S. Francisco de Sales) e resumem-se no seguinte:
a) A ordem do ser determina a ordem do agir
b) A graça pressupõe a natureza
c) O amor como lei fundamental do mundo

A ordem do ser determina a ordem do agir”. Schoenstatt retira deste princípio fundamental as consequências teológicas e filosóficas essenciais e converte-as em fundamento e núcleo central do seu estilo de educação.
Poder-se-á dizer que os nossos comportamentos revelam o nosso ser e os valores em que acreditamos, manifestam-se em atitudes. Toda a educação deve corresponder a um movimento de dentro para fora, reconhecendo que é necessário despertar os educandos para a sua condição de filhos de Deus, valorizando-os na sua dignidade, a fim de que o seu agir, desde a infância, seja coerente com o seu ser.

A graça pressupõe a natureza: não a destrói, mas aperfeiçoa-a e eleva-a”. Este princípio determina o modo schoenstatteano de conceber a educação. O P. Kentenich, na sua concepção do ser humano, considerava que, para atingir a plenitude, o importante é ser-se em primeiro lugar plenamente humano, em segundo lugar plenamente cristão e por fim humanamente cristão.

O amor é a lei fundamental do mundo” e portanto deve ser a lei fundamental da nossa vida e da nossa educação. O Fundador da Obra de Schoenstatt alertava os que tinham a missão de educar para a necessidade de criar condições que permitissem a construção das vinculações primárias. Ainsworth defende que é o rosto sorridente e terno de sua mãe, o primeiro que a criança reconhece (1972).

Estes três princípios determinam a forma original de educação, tendo em conta as disposições naturais do ser humano, assim como as leis de desenvolvimento e crescimento do espírito, convergindo para a plenitude de uma personalidade livre e construtora activa da sociedade.

Creche Jardim de Maria

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