quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Mãe Peregrina Auxiliar - 1


Imagem da Mãe Peregrina Original

Neste ano jubilar, temos mais um motivo para celebrar. Esse motivo, é a presença entre nós, da Mãe Peregrina Auxiliar para a Europa.
Como o nome indica, a Mãe Peregrina Auxiliar, faz parte integrante da campanha da Mãe Peregrina. Esta campanha é um apostolado animado e coordenado pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt e consiste na visita regular da imagem da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável, às famílias, escolas, hospitais e a muitos outros lugares onde famílias ou pessoas individualmente a recebem.
Esta campanha é levada a cabo por voluntários leigos, missionários e coordenadores, que estão organizados por paróquias e dioceses.
A campanha da Mãe Peregrina foi iniciada em 1950, no Brasil, pelo Diácono João Luiz Pozzobon, mas as suas raízes podem ser encontradas nas palavras do nosso Pai e Fundador, Padre Kentenich, escritas dois anos antes do inicio da campanha:

Levem a imagem da Mãe de Deus e dêem-lhe um lugar de honra nos lares, pois assim eles hão-de tornar-se pequenos Santuários…” (15/04/1948).

Com o decorrer da campanha, foram surgindo alguns tipos de imagens peregrinas, de acordo com o apostolado em que são utilizadas.
Comecemos pela Imagem da Peregrina Original que foi a imagem com a qual João Pozzobon iniciou a campanha da Mãe Peregrina em Setembro de 1950. Esta imagem foi sua companheira de peregrinação durante mais de 30 anos. Em 1980, João Pozzobon devolveu esta preciosa imagem à Irmã Teresinha Gobbo, que a tinha entregue em 1950. Desde a morte do senhor Pozzobon, ocorrida em 1985, a Imagem Peregrina Original está guardada com muito amor e carinho, no Centro Mariano da sede do Movimento de Schoenstatt, em Santa Maria, Brasil.
Surgiram depois as Imagens Peregrinas Auxiliares que são imagens destinadas a uma diocese, a um Santuário Diocesano ou a um apostolado mais específico, sob a responsabilidade de um líder.
Como curiosidade, podemos acrescentar que a primeira Auxiliar foi entregue ao Diácono Ubaldo Pimentel, que se tornou “ajudante” de João Pozzobon, em 8 de Dezembro de 1979. Estas imagens são réplicas fiéis da Imagem Peregrina Original, têm exactamente o mesmo formato e o mesmo tamanho. Para acentuar a sua união com a Imagem Original, todas as Auxiliares são benzidas e partem do Santuário de Schoenstatt de Santa Maria, que é o lugar onde teve origem esta campanha.
Existem ainda as Imagens Peregrinas Paroquiais, as Ocasionais e as das Famílias. As Imagens das Famílias, são aquelas que talvez sejam mais conhecidas, pois percorrem mensalmente e com carácter permanente, um grupo de trinta famílias.

(Continua)
 
Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...