quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A Cruz Oriental


A Cruz Oriental no Santuário da Diocese de Aveiro

A cruz que vemos exposta às quintas-feiras sobre o sacrário do nosso Santuário é uma cruz oriental.
Porque razão se encontra esta cruz no Santuário de Schoenstatt?
A sua história remonta ao tempo da segunda guerra mundial. O Sr. Padre Carlos Boskamp, palotino, recebeu-a de uma família católica russa, onde se hospedou, quando marchava com os soldados alemães em direcção a Moscovo.
Ele considerou essa Cruz, como um presente muito precioso e de acordo com o Padre José Kentenich, ofereceu-a ao Santuário Original de Schoenstatt, onde permanece ainda hoje e é exposta todas as quintas feiras (dia do sacerdote).
A esta cruz estão unidas três intenções, pelas quais se reza de modo especial neste dia:

- Pelas nações em crise.
- Pela unidade do Oriente com o Ocidente.
- Pelos sacerdotes e por boas vocações para o Sacerdócio.

Na Cruz Oriental, Cristo nunca é apresentado como Cristo morto, mas sim como Alguém que morreu e voltou à vida.
Nela estão também representadas as figuras de Maria como colaboradora de Cristo e de João, como discípulo predilecto, que recebeu Maria por Mãe. Por isso, esta cruz é uma Cruz Mariana.

“Junto da cruz de Jesus estava sua mãe. Jesus viu a sua mãe e junto dela o discípulo que ele amava. E disse à sua mãe: “Mulher, aí tens o teu filho.” Depois disse ao discípulo: Aí tens a tua mãe.” E, desde esse momento, aquele discípulo (João) recebeu-a em sua casa.” (Evangelho segundo São João).

A Cruz Oriental que vemos neste Santuário, foi oferecida por dois sacerdotes diocesanos, em nome de todos os sacerdotes vinculados a este Santuário ou que o visitam com fé (é uma cruz sacerdotal).
Também no nosso Santuário, a Cruz Oriental é exposta todas as quintas feiras, para expressar simbolicamente, a nossa unidade com o Santuário Original, em Schoenstatt.
De modo especial nesse dia, devemos rezar pelas intenções acima apresentadas.

Ir. M.Paula, Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...