segunda-feira, 21 de julho de 2014

Peregrinação Jubilar da Campanha da Mãe Peregrina

 
A peregrinação anual da Campanha da Mãe Peregrina ao Santuário de Aveiro realizou-se no passado dia 6 de julho. Centenas de peregrinos das dioceses do Porto, Aveiro e Braga festejaram o jubileu da Aliança de Amor. Chegaram pelas 9:30 e foram acolhidos, por paróquias, no Santuário. Da parte da manhã tiveram o impulso para o dia com o tema: Aliança de Amor como renovação do batismo. Cada peregrino recebeu uma concha do mar que representava o chamamento: "Chamei-te pelo nome. Tu és meu!". Conchas grandes, pequenas, pois cada um é diferente.
  
 
Com uma dinâmica motivou-se para a preparação da renovação do batismo. Todos os peregrinos foram convidados a pegar na sua concha e a colocar água num recipiente transparente. Colocar muita ou pouca água não importa, pois uma só gota pode fazer a diferença. O mais importante é o amor que depositamos em cada ato. A água é símbolo do que trazemos do nosso dia-a-dia.
No final, a água recebeu um pouco de sal de um saco que trazia a frase: "Tempere a sua vida com a Aliança de Amor!", ou seja dar mais qualidade à vida vivendo em Aliança de Amor.
Da parte da tarde, na Santa Missa, essa mesma água foi benzida e com ela foi feita a aspersão da água com a renovação do batismo. Com este gesto explicou-se também o Capital de Graças: damos um pouco da água do dia-a-dia e recebemos, nós e os outros, em bênçãos. Esta dinâmica foi levada a sério e marcou profundamente muitos dos peregrinos.
Depois seguiu-se uma festa (quase) improvisada...


Cada paróquia foi convidada a apresentar uma música, poema, dança ou algo típico da região, numa manifestação de louvor a Nossa Senhora. Foi um momento muito apreciado por todos, um momento de partilha e alegria.

 
Da parte da tarde rezamos o terço jubilar, caminhando pelo Centro Tabor, com paragens junto aos diversos símbolos históricos que se encontram no terreno.

 
O ponto alto do dia de peregrinação foi a Santa Missa jubilar, com a renovação do batismo, celebrada pelo Padre Carlos Alberto. O dia terminou junto ao Santuário com a renovação da Aliança de Amor e da Consagração do Missionário. Tivemos ainda Alianças de Amor de missionárias de Aveiro. Em ano jubilar fica a promessa de voltar para o próximo ano, o primeiro depois dos 100.
 
MP
 
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...