quinta-feira, 31 de julho de 2014

Cruz da Unidade comemorativa do centenário


Os peregrinos que vão participar nas celebrações em Schoenstatt e Roma receberão  no kit do peregrino uma pequena Cruz da Unidade, como símbolo do centenário. As cruzes têm a inscrição: Schoenstatt / Roma / 2014 e serão benzidas pelo Santo Padre, o Papa Francisco.

"Que eu leve aos povos a cruz e a imagem de Maria como sinal da redenção; jamais sejam separados um do outro o que o Pai, no seu plano de amor, concebeu como unidade." (RC 332). Assim rezava Pe. José Kentenich durante o tempo em que esteve preso no Campo de Concentração de Dachau/Alemanha. Anos depois, inspirado nesta imagem de profunda unidade entre Cristo e Maria, o P. Ángel Vicente Cerró desenhou e criou a Cruz da Unidade.

Sinal de Schoenstatt para a Igreja

Esta Cruz é a expressão simbólica desta oração do Rumo ao Céu. Juntas, Oração e Cruz, marcam o que está no centro da espiritualidade de Schoenstatt. P. Patricio Moore, responsável pelas celebrações em Roma, salienta que “a Cruz da Unidade expressa essa biunidade entre Cristo e Maria, que tem suas raízes no que Jesus deixa como testamento na hora da Cruz: “Eis aí tua mãe”. E acrescentou que “a Cruz da Unidade é o símbolo de Schoenstatt mais conhecido na Igreja”.
“Na nossa celebração do centenário, queremos que esta cruz seja uma expressão de nossa disposição missionária para a Igreja do século XXI. Queremos levar Cristo e Maria ao mundo”, continuou o sacerdote. Por sua vez, Santiago Ferrero, seminarista dos Padres de Schoenstatt, disse que “o que queremos é que a Cruz da Unidade marque a missão que se inicia e segue para os próximos 100 anos”. Por esse motivo, todos os peregrinos que participarem das celebrações em Schoenstatt e em Roma receberão uma pequena Cruz, que será feita especialmente para as celebrações.
Será uma Cruz de quatro centímetros, feita de um material chamado Ottone (uma liga de cobre e zinco) e banhada a prata. Na parte de trás trará a inscrição “Schoenstatt Roma 2014” escrita como distintivo e recordação destas celebrações. A cruz foi desenvolvida por Chiara Principe, uma jovem artista italiana que há muitos anos desenha medalhas para o Vaticano. Ela criou um modelo em alabastro de gesso, e a partir deste molde uma empresa de Florência/Itália está confeccionando as cruzes.

Um símbolo único

“Esta Cruz é, realmente, muito particular, porque em toda minha vida nunca havia visto uma cruz que tivesse em seu interior também Maria”, disse a artista Chiara Principe, que se mostrou muito impressionada com a Cruz desde o primeiro momento que a viu. Para ela, trabalhar fazendo esta Cruz foi motivo de uma profunda meditação, “esta cruz me fala de como somos chamados a viver ao lado de Jesus, dentro de sua Cruz, e essa ideia me fez meditar muito”.
Algo muito significativo para todos que participaram desse trabalho, e também para aqueles que receberão esta cruz, é que elas serão abençoadas pelo Papa Francisco durante a audiência do dia 25 de outubro, por ocasião do Jubileu de Schoenstatt. “O fato de o Papa abençoar a Cruz significa que ele está nos enviando a ser discípulos e missionários”, ressaltou o Pe. Patricio.

*A Cruz da Unidade estará também disponível para venda em Schoenstatt, Roma e através do Team2014 de cada país.  

Fonte: www.maeperegrina.org.br

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...