quarta-feira, 23 de julho de 2014

Semana de Voluntariado para adolescentes

 

Pelo 3º ano consecutivo, adolescentes do Porto e de Aveiro reuniram-se para uma semana comunitária no Centro Tabor, onde fazem voluntariado em diversas áreas e de onde partem para visitar idosos. Durante 5 dias as jovens vivem na Casa Mater (casa da juventude), têm momentos comunitários: refeições, orações, festas e formação prática.

 
 
Em pequenos grupos rotativos, as jovens participam nos ateliers de cozinha, pastelaria, jardim, trabalhos manuais, limpeza e com crianças da creche.
 
 
Aqui adquirem conhecimento prático e ajudam nos diversos serviços que são necessários para proporcionar um bom apostolado.
 
 
Um dos momentos altos desta semana de voluntariado é a visita ao lar de idosos, em que há uma animação mútua. Este ano as meninas prepararam três encenações bíblicas. A Anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora, fazendo ligação à graça do acolhimento dos Santuários de Schoenstatt. Levaram um Santuário em miniatura. Outro grupo encenou a visita de Nossa Senhora à sua prima Isabel. Aqui apresentaram a Mãe Peregrina que peregrinou também de idoso a idoso, num ambiente de grande interioridade para todos.
 
 
 
A terceira encenação levou-nos às Bodas de Caná, relacionando com Capital de Graças.
Esta semana proporciona partilha entre vários grupos, promove a responsabilidade e respeito pelos outros, incentiva à ajuda gratuita a quem necessita, valoriza o trabalho, torna a vida comunitária uma vivência intensivamente e oferece a possibilidade de viver à sombra do Santuário.
 
MP

 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...