sábado, 7 de setembro de 2013

Peregrinação dos Pedalantes de Nossa Senhora ao Santuário de Fátima

Comemoração do 34ª aniversário da nossa Aliança do Sacramento do Matrimónio 

Foi com muita alegria que este ano participámos pela primeira vez na Peregrinação de bicicleta a Fátima em família e amigos.
Já no ano passado, a convite de vários amigos, ficámos com vontade de ir, mas como coincidia com o dia do nosso casamento – 1 de Setembro –  e como já tínhamos férias marcadas para esses dias, acabámos por não ir.
Este ano, inscrevemo-nos como família e oferecemos todo o esforço para o capital de graças. Em princípio, era só para irmos de bicicleta até Fátima e regressarmos de carro, mas a Mãe e o grupo encheram-nos de força e coragem para ir e voltar de bicicleta.


Às seis e trinta da manhã, ainda estava tudo escuro, mas a Mãe já estava com a sua luz resplandecente à nossa espera no santuário.
Entrámos, fizemos a oração, entregámos tudo nas mãos da Mãe. O Manel deu algumas informações importantes e lá partimos cheios de fé e confiantes na vitória,  os 42 pedalantes, rumo ao Santuário de Fátima acompanhados pela Mãe e por uma equipa de apoio fantástica, que nos incentivava a continuar a pedalar e a conseguir alcançar com êxito   mais  uma etapa,  sempre preocupada em nos alimentar quer ao nível do corpo quer ao nível do nosso espírito, mimando-nos com água fresca, um docinho, as mantas, um sorriso, uma palavra de coragem, um abraço, as refeições prontas...
E etapa a etapa lá fomos pedalando. Também os mais experientes ajudavam, incentivam e esperavam pelos menos treinados.
O nosso amigo Zé Manel sempre preocupado connosco e  com  a manutenção das nossas «bikes». O nosso filho Emanuel fazendo-nos sorrir para as fotos que ia tirando ao longo da viagem, para mais tarde recordar. O incentivo de alguns familiares e dos filhos mais pequeninos que batiam palmas quando passávamos...
Às vezes bastava sentir a palma da mão desses queridos pedalantes mais experientes nas nossas costas ou uma palavra amiga «força , está quase , a seguir há uma descida e aproveitas para relaxar...», e  nós ficávamos logo com mais forças para pedalar e atingir mais um objetivo.
Foram os nossos  «anjinhos da guarda».
E assim, quilómetro a quilómetro, lá chegámos ao santuário de Fátima por volta das 17 horas. Foi uma alegria e uma emoção inexplicável,  quando entrámos no recinto e junto da Cruz Alta tirámos a foto de grupo.


Depois de um banho bem merecido e do jantar fomos participar na procissão das velas. Aquele silêncio e a presença da Mãe penetrou nos nossos corações.
«Obrigada Mãe... aqui é bom estar... parece que já nem tenho nenhumas dores musculares..»-  desabafava eu com a Mãe.
Pernoitámos e de manhã quando acordámos fomos à celebração da Santa Missa às 7h e 30 da manhã para, no momento de ação de graças e de mãos dadas, eu e o Artur agradecermos a viagem e os 34 anos de aliança de amor do nosso matrimónio.
Tomámos o pequeno almoço e verificámos que ainda tínhamos força para continuar a pedalar e regressar de bicicleta à Gafanha.
E assim, com o mesmo espírito de grupo,  etapa a etapa, partimos de Fátima  rumo ao nosso Santuário da Gafanha .  Chegámos  por volta das dezanove horas.


A Mãe lá estava à nossa espera de braços abertos. Aqui é bom estar de regresso... segredavam e agradeciam os pedalantes a Nossa Senhora.
Por fim o Padre Vitor Espadilha deu-nos a bênção e partimos para os nossos lares.


Bem hajam, esta peregrinação superou as nossas expetativas. Foi uma espantosa vitória do trabalho em equipa. Tudo para o capital de graças, para a nossa santificação. Nunca mais vamos esquecer esta VI Peregrinação dos Pedalantes de Nossa Senhora a Fátima e da comemoração dos nossos 34 anos de Aliança  Matrimonial.
 O casal da Liga das Famílias:

Fátima Lages e Artur Almeida

Nota: Depois de lermos este texto, só podemos dizer: bonito e obrigado por partilharem este testemunho.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...