domingo, 22 de setembro de 2013

"Contigo em Aliança!" - Novo Bispo dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt


ALEMANHA, Frank Blumers. Por vários minutos soaram os aplausos depois do discurso do novo bispo auxiliar. Uma emocionante consagração episcopal na Catedral de Friburgo, na Alemanha. Foi uma grande alegria para a Arquidiocese de Friburgo e para o Movimento de Schoenstatt. No domingo, dia 8 de setembro, Dr. Michael Gerber foi ordenado como bispo pelo Arcebispo Robert Zollitsch, membro do Instituto dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt.
Na Catedral de Friburgo completamente lotada, o Arcebispo Zollitsch explicou na sua homilia a missão do bispo. Como pastor, deve ter o "cheiro das ovelhas" e as pessoas precisam sentir a solidariedade do bispo para com elas. Somente com o um com o outro "a Igreja pode ser vivida e ser forte", disse Zollitsch. A tarefa do bispo é estar no meio dos homens e, ao mesmo tempo, poder guiá-los na peregrinação da fé" - ao mesmo tempo, como tarefa e promessa de Jesus Cristo.
No final da Santa Missa, em uma emocionada alocução, o Bispo Gerber explicou o seu lema episcopal: "Contigo em Aliança". Essa Aliança de Deus começou com pessoas concretas e continua até o dia de hoje. "Contigo em Aliança, Abraão". "Contigo em Aliança, Moisés". De forma simbólica, essa aliança é visível no escudo e no bastão episcopal do Bispo Gerber: duas mãos que se encontram. A mão de Deus e a mão do ser humano.
Esse símbolo das mãos pode ser interpretado de outra forma, disse o novo bispo auxiliar: como "mãos de dois alpinistas, um sobe primeiro e o outro segue depois". A Igreja precisa de ambos tipos de alpinistas: "aqueles que são primeiros a subir - e aqueles que ficam em base firme para ajudar". De vez em quando, os papéis também podem mudar. Para ambos, é necessária dupla coragem: para aqueles que, palpando, buscam um novo caminho; esses precisam muito tino e, ao mesmo tempo, a audácia de admitir que às vezes se acham perdidos. E para aqueles que ajudam: o valor de se sujeitar àqueles que estão subindo, ainda que seja difícil fazê-lo, e "não simplesmente deixá-los cair". E também podem dizer em algum determinado momento: agora chegou o momento que devo avançar". Ele se sente agradecido de ter-se encontrado nos anos passados com os dois tipos de alpinistas.

Peregrinando à Ordenação Episcopal
Como preparação para sua ordenação episcopal, Gerber peregrinou em várias etapas, saindo de sua cidade natal, Oberkirch, até Friburgo, um trajeto no qual esteve acompanhado por muitas pessoas. A peregrinação significa para ele, desde muitos anos, algo muito importante. Além disso, ele gosta da ideia de uma "Igreja simples e peregrina". No final da cerimônia de consagração na Catedral de Friburgo, todos os participantes foram convidados para uma recepção no Seminário vizinho, onde todos tiveram a oportunidade de cumprimentá-lo pessoalmente. 

Quem é o novo Bispo Auxiliar?
Michael Gerber nasceu em 1970 em Oberkirch; foi ordenado sacerdote em 1997. Desde 2002, dedicou-se à formação de sacerdotes da Arquidiocese de Friburgo; desde 2011 é o Reitor do Seminário do Collegiums Borromäums. Desde sua juventude, Gerber é vinculado a Schoenstatt e pertence ao Instituto dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt, onde tem se distinguido como responsável pela construção e realização do Centro Internacional de Schoenstatt em Roma, Belmonte.

Parabéns, Bispo Auxiliar Michael Gerber. "Contigo em Aliança".

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...