quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A casa é nossa!


schoenstatt.org - Todo o mundo de Schoenstatt esperava com expectativa o dia 22 de setembro, dia em que a comunidade dos Pallottinos entregaria formalmente o Santuário Original à Família de Schoenstatt. O ato em si mesmo realizou-se em âmbito privado; enquanto em todo o mundo os schoenstattianos peregrinavam aos Santuários para rezar e agradecer o presente ansiado por gerações, no Santuário Original celebrou-se em família o grande presente recebido às portas da abertura do ano do centenário.
A celebração realizou-se unida à bênção da noite. Nesta ocasião deu-se início às 20h30m e foi transmitida pela Schoenstatt-TV. Segundo os quadros das estatísticas das últimas transmissões, a do domingo à noite superou de maneira notória as do resto do mês. Argentina Chile, México, Costa Rica, Estados Unidos, África do Sul, Áustria e muitos outros países mais estiveram presentes na bênção através do chat, onde se podia sentir a emoção e a alegria de todos.

Presença internacional

Também no Santuário estavam peregrinos de muitos países. "Foi uma coincidência, não sabíamos que a entrega seria hoje. Que alegria poder estar aqui neste dia!" expressaram no final da celebração Beatriz Arredondo e Camilo Ríos, do Chile, que estão em Schoenstatt por alguns dias.
Mónica e Gustavo Barbieri, de Mendonza, Argentina, estão na Europa por razões de trabalho desde 15 de setembro. Justamente tinham decidido ir a Schoenstatt no domingo dia 22, pelo que toda a família de Mendonza se sentiu feliz e emocionada ao estar representada nesse querido lugar e num acontecimento que, sem dúvida, é outro marco na história.
Com estas palavras começou o cântico da entrada. Não era difícil sentir-se identificado com elas, já que todos queriam agradecer por esse momento e pela oferta. O P. Heinrich Walter, presidente da Presidência Geral, e o Padre Michael Marmann, atual reitor do Santuário Original, presidiram a esta celebração. A emoção por esta hora de graças transparecia nas palavras do P. Walter que saudou os presentes - física e virtualmente - em alemão, castelhano e inglês.
O P. Walter expressou a sua gratidão à comunidade dos Padres Pallottinos em nome de toda a Família de Schoenstatt. Mostrou a todos a chave do tabernáculo do Santuário Original que tinha recebido das mãos do superior provincial dos Pallottinos como símbolo da entrega do Santuário. Num momento de silêncio esta foi entregue à Mãe e Rainha em nome de toda a Família de Schoenstatt com a promessa de que cada filho de Schoenstatt e cada comunidade fará tudo o que esteja ao seu alcance para que o presente do Santuário Original seja bem aproveitado.
Entre outras coisas, o P. Walter convidou todos a meditar sobre o significado deste momento. Falou de misericórdia – citando o Papa Francisco – e da importância de a viver como Família de Schoenstatt, assim como da unidade e da solidariedade.
Nesse espírito de solidariedade ofereceu-se a bênção também pela jovem que filmava com uma câmara que sofreu um desmaio antes de terminar a celebração. Ela voltou para sua casa e está melhor de saúde.

Cânticos, encontros e chocolate

Depois da bênção final houve uma verdadeira festa em redor do Santuário Original. "Somos família! Irmãs tocando guitarra, jovens rezando, sacerdotes rindo e pessoas agradecendo. Assim se viveu com alegria a entrega do Santuário Original. Rumo a 2014" dizia o comentário de uma das páginas de Schoenstatt no Facebook, cujo administrador esteve presente em Schoenstatt para a celebração e quis manter informada a Família do seu país.
No final da bênção várias pessoas partilharam chocolates como "presente da Mãe e Rainha", assim a alegria sobrenatural pelo presente do Santuário Original complementou-se com a alegria natural do encontro.
Foram as celebrações simples num dia histórico, comentava o P. Egon Zillekens, apesar de serem um pouco reservadas e austeras. Na véspera tinha organizado o corte de uma parte das plantas que rodeiam o Santuário Original. Agora está muito mais visível… mas ainda falta algo, continua o P. Egon. É um presente tão grande que não se pode celebrar só numa noite… Quantas gerações ansiaram por este momento, no qual a porta do Santuário Original se abriu de para em par!... quantas pessoas ofereceram a sua vida para que chegasse este momento! É demasiado para celebrá-lo com algumas pessoas e por um momento tão breve. Desejamos que cheguem milhares de peregrinos de todo o mundo para oferecer a sua presença, a sua emoção, o seu compromisso, o seu júbilo… o seu "nada sem nós" para que neste lugar, o mais santo de Schoenstatt, se sinta com força a irrupção da graça de um novo 18 de outubro para Schoenstatt. Contamos com a graça de 2014. Será oferecido o 18 de outubro de 2014 neste lugar, pois: "A partir das contribuições dos distintos países percebemos claramente que a MTA nos convida a uma peregrinação aberta ao Santuário Original no dia 18 de outubro de 2014. O lugar e o tempo têm para nós um caráter sacramental.
 
Ver filme internacional: 
 
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...