sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Voluntariado de adolescentes, em tempo férias, no Santuário de Schoenstatt

 
Pelo 2º ano consecutivo, 25 adolescentes dos 12 aos 14 anos fizeram alguns dias de voluntariado no Centro Tabor, junto ao Santuário de Aveiro. São pré-Aliadas da juventude de Schoenstatt do Porto e de Aveiro. Foram 4 dias de vida comunitária com tarefas internas e externas. Divididas por grupos, as adolescentes puderam experimentar a diversidade de trabalhos: cozinha, jardim, animação e cuidados com bebés e crianças pequenas, restauro e conservação, trabalhos manuais, decoração e reportagem. Independentemente dos dons que cada uma tem, procura-se não só desenvolver esse dom, mas descobrir outros e essencialmente aprender a lidar com os dons do outro, com maneiras diferentes de executar a mesma tarefa e respeitar o outro na sua originalidade. Uns trabalhos são mais criativos, outros mais práticos e exatos, outros requerem mais paciência ou mais atenção, outros tornam-se fáceis, alguns em jeito de brincadeira, outros apresentam-se com um grau de dificuldade maior, um grande desafio, uma conquista. Nunca é fácil ir para o jardim num dia de calor ou ter que levantar, ainda que num horário razoável, depois de uma noite de festa, ou aguentar um pouco mais a fome, porque ainda não chegou a hora da refeição e nem todas regressarem das tarefas, não ter o telemóvel para os momentos mais aborrecidos. Mas precisamente o que é mais difícil torna-se uma conquista alegre para o Capital de Graças.
 
Para além destas atividades, tiveram duas tardes de visitas a idosos e doentes. Num dos dias, em pequenos grupos, as visitas destinaram-se a pessoas que vivem nas suas casas e no dia seguinte visitaram lar de idosos, o lar da Gafanha do Carmo e o de Santa Joana, em Aveiro. Assim tiveram a oportunidade de ver e sentir realidades bem diferentes de quem está dependente de outros, nas suas casas ou numa comunidade. Ouvir os idosos, causar-lhes uma alegria, cantar para eles e deixar um presente são pequenos gestos que marcam mutuamente. Cada idoso recebeu um pequeno santuário em cartolina com a imagem de Nossa Senhora que foi preparado e decorado com carinho. Foram visitados idosos e doentes de 3 paróquias e por isso as vivências dos pequenos grupos foram diferentes. À noite, na vigília de oração e partilha houve um enriquecimento mútuo pois cada uma expressou um pouco da sua vivência. No lar de Santa Joana o grupo das 25 meninas cantou e tocou músicas tradicionais com os idosos. Tornou-se um cenário muito bonito com os idosos sentados em círculo e as adolescentes sentadas no chão, formando um outro círculo no meio. E a festa foi de todos!
 
 
Os idosos e as adolescentes pegaram nos instrumentos, cantavam e acompanhavam com palmas e gestos. Duas utentes, com voz maravilhosa, cantaram a solo e uma delas cantou fado e teve que repetir para que as adolescentes cantassem junto, depois que estas descobriram a letra no cancioneiro.
 
 
Na hora de entregar os pequenos santuários e de um contacto mais pessoal com cada uma, alguns idosos emocionaram-se com o carinho recebido e provocaram lágrimas mútuas. Mas a alegria reinou de princípio ao fim e ficou a promessa de lá voltar.
 
 
Do voluntariado fazem parte também os trabalhos diários na casa que ajudam a manter a ordem numa pequena família, as orações que são preparadas e dirigidas pelos pequenos grupos, assim como os momentos de diversão. É muito gratificante ver que muitas destas adolescentes se superam nas apresentações. Ninguém pode ficar de fora e todas são valorizadas com a sua contribuição de grande talento ou pelo seu esforço. Os momentos de diversão, de trabalho, de oração proporcionam a que cada uma possa dar-se inteiramente naquilo que tem mais aptidão ou que mais gosta.
 
 
No final fica a amizade, a alegria dada e recebida, os dias inesquecíveis, os planos para o próximo ano de voluntariado... e claro, o crescimento interior, especialmente pela aceitação de cada uma na sua originalidade, com as qualidades e defeitos, e o fortalecimento da fé e dos ideais da juventude feminina de Schoenstatt.

MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...