segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Esta estrela pode ser tua...


Durante um estágio que fiz num lar de idosos, recebi o presente mais singular da minha vida, que me acompanha por toda a parte.

Eu tinha o turno da noite e estava recolhendo a louça do jantar nos quartos. No quarto da senhora Koenig derramei um pouco de chá e precisei limpar o chão. A senhora Koenig era muito querida e eu escutara que estava cada vez mais fraca e que não duraria muito. Ela pediu que empurrasse a cadeira de rodas para junto da janela para poder contemplar o céu. Fiz o que ela pedia e sentei-me a seu lado.
Ela começou a contar:
“Em criança, sentava-me muitas vezes com o meu avô na frente da casa para contemplar o céu estrelado. O avô sabia o nome de todas as estrelas e mostrava-me a sua posição nas diversas estações do ano. Aquelas eram para mim as horas mais belas do dia. Ao contemplar o céu, eu esquecia a fome, as lágrimas de minha mãe, o aperto no único quarto que possuíamos e o rosto preocupado de meu pai que continuava desempregado.
Numa noite, o avô disse-me: escuta, eu estou muito idoso e tenho o grande anelo de poder finalmente ver o que se esconde por trás das estrelas e por me encontrar de novo com a avó, junto de Deus. Sinto que esse momento se aproxima. Por isso quero presentear-te a minha estrela. Eu escolhia-a quando era criança e sempre que a vida na terra se tornava muito difícil, eu contemplava a estrela e deixava-me, simplesmente, iluminar pela sua luz. Para mim, ela representava a luz de Deus no céu.
A certeza de que essa luz brilhava sempre sobre mim ajudou-me a suportar muitas coisas. Contigo deve acontecer o mesmo. Aceita a minha estrela e, quando te acontecer aqui na terra algo difícil, contempla a sua luz. Deixa-te iluminar por ela, respira profundamente e verás como isso te faz bem.
O avô mostrou-me então a sua luz no céu. Era a estrela polar e o avô declarou que era a minha estrela. E ela tornou-se, realmente, a minha estrela. Sempre que a vida se tornava difícil, eu contemplava a minha estrela no céu. Mesmo quando o céu estava coberto de nuvens, eu sabia que ela continuava a brilhar. E esta certeza me bastava.
Agora, também cheguei à idade em que desejo ver o que está por trás das estrelas. Não tenho netos a quem presentear a minha luz no céu. Queres a minha estrela?"

Um pouco surpreendida por este presente inesperado, disse que sim. Recebi, na estrela, um presente que nunca ninguém poderá tirar-me. Na verdade, o presente mais belo de toda a minha vida. Uma estrela no céu é minha!
(Autor desconhecido)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...