sábado, 12 de dezembro de 2009

JOÃO LUÍS POZZOBON - O HERÓI DA MÃE PEREGRINA



João Pozzobon carregando a Imagem da Mãe Peregrina


Neste dia 12 de Dezembro, comemoram-se 105 anos do nascimento de João Luiz Pozzobon e também 15 anos da abertura do processo de beatificação, deste que foi fundador e principal impulsionador da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.

João Pozzobon, nasceu em 12 de Dezembro de 1904, numa aldeia brasileira chamada Ribeirão, pertencente ao estado do Rio Grande do Sul.
Aos 10 anos, ingressou no Seminário, mas devido a problemas de visão e necessidades dos seus pais, voltou para casa. Não era esta a Missão que Deus tinha reservada para João Pozzobon, mas sim, anos mais tarde iniciar a Campanha da Mãe Peregrina.
Em 1947, teve contacto com a pedagogia de Schoenstatt e a espiritualidade do Santuário da Mãe Três Vezes Admirável. Orientado pelo Padre Celestino Trevisan (que esteve na Gafanha da Nazaré, onde impulsionou também a Campanha da Mãe Peregrina), participou nas reuniões de um grupo de homens.
Em 1950, considerado Ano Santo pela Igreja, quando esta se preparava para proclamar o dogma da Assunção de Maria, João Pozzobon decidiu rezar o terço junto das famílias da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, de Santa Maria, para onde se tinha entretanto mudado.
Ainda no ano de 1950, a Irmã Teresinha Gobo, convidou-o a acompanhá-la na reza do terço em casa duma família, no final entrega-lhe a imagem da Mãe Três Vezes Admirável e diz-lhe:
“Esta Imagem fica ao seu cuidado. Não é preciso que reze o terço todas as noites. Cuide apenas que ela seja levada de casa em casa”.
A partir deste momento, ficou definida a missão de João Pozzobon. Noite após noite, passou a levar a Imagem de casa em casa, anotando num caderno, o dia em que a Imagem chegava a cada família. Dedicava duas horas por dia a essa tarefa, conforme tinha prometido à Virgem Maria. Inverno ou Verão, chuva ou sol, dia ou noite, João Pozzobon levava a Imagem de lar em lar. Quando chovia, João molhou-se muitas vezes, mas a Imagem ia sempre coberta, para não se molhar.

Afirmou um dia João Pozzobon: “No ano de 1952, compreendi que se tratava de uma missão que me confiavam e disse à Mãezinha: Tenho sete filhos, tenho uma esposa e tenho de dar contas a Deus de meus filhos e de minha esposa. Porém, se for vontade de Deus e tua, um só homem pode mover o mundo inteiro”.
Ainda no ano de 1952, ocorreu um outro acontecimento muito importante na vida de João Pozzobon, conheceu pessoalmente o Pai Fundador, Padre José Kentenich.
A Imagem que João transportava de família em família, pesava 11 quilos e levava ainda uma mala com os seus objectos pessoais que pesava 8 quilos. Carregado com esses 19 quilos, percorreu durante 35 anos, cerca de 140.000 quilómetros, levando a Imagem da Mãe Peregrina a escolas, hospitais, prisões, em suma, a todos os locais onde a quisessem receber, fomentando nessas visitas a vinculação a Maria, bem como incentivando à oração comunitária, especialmente a reza do Santo Terço.
A pedido de algumas famílias, que pretendiam receber com mais frequência a Mãe Peregrina, mandou fazer umas Imagens mais pequenas, que entregou a essas famílias, com o intuito de estarem um dia por mês em cada lar. Assim, nascia definitivamente a Campanha da Mãe Peregrina.
João Pozzobon foi ordenado diácono permanente em 30 de Dezembro de 1972.
Toda a sua vida foi impulsionada pela Aliança de Amor, alicerçada no amor à Mãe Três Vezes Admirável: amor e vinculação ao Santuário, de onde lhe chegavam todas as forças e graças, para desempenhar a sua missão e ainda amor e fidelidade ao Pai Fundador, de quem se considerava um “aluninho”.
A vida de oração que tanto incentivava, era levada muito a sério por ele próprio, chegando a rezar quinze rosários por dia.
Um dia, como que prevendo o seu fim, disse: “Se um dia me encontrarem morto à beira da estrada, saibam que morri de alegria.”
A sua premonição bateu certa. No dia 27 de Junho de 1985, uma manhã de muito nevoeiro, foi atropelado por um camião, quando se dirigia para a Missa no Santuário, como fazia diariamente. Do atropelamento veio a resultar a sua morte, sendo que poucos dias antes tinha oferecido a sua própria vida, para que a Campanha da Mãe Peregrina se tornasse internacional.
João Pozzobon, foi um excelente exemplo de quem cumpriu fielmente a sua missão. Graças a ele, a Campanha da Mãe Peregrina estende-se por muitos países de vários continentes, fazendo chegar a Imagem da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, a milhares e milhares de famílias.
Neste ano jubilar, em que temos como lema “1 Família, 1 Pai, 1 Missão” procuremos seguir o exemplo de João Luís Pozzobon, identificar e aceitar a nossa missão e cumpri-la sem receios.

Fontes: Para a elaboração deste trabalho foram consultados os sites: Schoenstatt Internacional, Mãe Peregrina.com.br e Santuário do Jaraguá.com.br.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...