quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Apresentação do símbolo oficial das JMJ 2011

Tal como prometido, aqui fica a explicação do símbolo oficial das Jornadas Mundiais da Juventude, a ter lugar em Madrid no ano de 2011.
O nosso Muito Obrigada à Ana Margarida Vaz, que gentilmente traduziu o texto.
 



Madrid, 30 de Julho de 2009. Esta manhã foi apresentado publicamente o logótipo que representará as próximas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ2011) que se celebrarão em Madrid entre 16 e 21 de Agosto de 2011. O seu autor é José Gil-Nogués, desenhador gráfico que trabalha em Madrid e Oviedo.

O fundo: Jovens de todo o mundo se unem para celebrar a sua fé junto ao Papa, na base da Cruz, e formam a coroa da Virgem de Almudena, padroeira de Madrid. Na coroa destaca-se o "M" de Maria, que também é a inicial de Madrid, lugar do encontro. A Cruz, símbolo do cristão, preside ao encontro do Papa com os jovens, que tornam visível com o seu testemunho o tema das JMJ: "enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé". O símbolo para as Jornadas Mundiais da Juventude é, em si próprio, uma catequese, uma oportunidade de evangelização: o caminho rápido e firme para chegar a Cristo é a Virgem Maria, Mãe de Deus e dos homens. Os jovens têm, na fé de Maria, o exemplo e o modelo para chegar a Cristo e cumprir a finalidade prioritária das JMJ: dar a conhecer ao mundo a sua mensagem.

A forma: O símbolo possui um traço espontâneo e firme, como a juventude do século XXI. É próximo, afável, aberto. Alegre, desenvolto e positivo.

A cor: O uso de um leque de cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) transmite uma calidez e um calor inconfundíveis, sinais da identidade de uma cidade como Madrid, de um país como Espanha. Estas cores são o reflexo também da "calidez divina", do Amor trinitário.

O tipo de letra: Para a criação do logótipo (JMJ2011 MADRID) aplicou-se a fonte Klavika, desenhada por Eric Olson em 2004. Trata-se de uma fonte moderna e sóbria, com uma extensa família e com alta legibilidade em todos os tipos de suportes, quer impressos ou electrónicos. 

Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé.



D. César Franco, bispo auxiliar de Madrid, explicou que as JMJ Madrid 2011 contam com o apoio completo do governo de Espanha, da Comunidade de Madrid e do Ayuntamiento (Câmara Municipal) da capital, que ofereceram a colaboração pública para este evento, que atrairá a Madrid e a Espanha muitos jovens de todo o mundo. Prevê-se uma participação entre um milhão e meio e dois milhões de pessoas, entre os 18 e os 29 anos, de quase todos os países do planeta. Santiago de la Cierva, director de comunicação das JMJ, referiu que a base para a organização e a comunicação será a página web e as redes sociais, que são o melhor caminho para chegar aos jovens.

Ficha técnica: Para o desenvolvimento do logótipo foi aberto um concurso exclusivo para desenhadores gráficos profissionais que exercessem a profissão em Espanha. A sua abertura realizou-se mediante a divulgação do regulamento através da Associação de Desenhadores de Madrid (di_mad) e da Associação Espanhola de Profissionais de Desenho (AEPD), associação de âmbito nacional com sede em Madrid. O objectivo do concurso era o desenho da identidade institucional das JMJ2011, a sua aplicação a uma série de peças e a sua moldagem num Manual de Identidade Gráfica. A finalidade do desenho era dotar o evento de uma identidade gráfica singular, atractiva e homogénea. A Entidade Organizadora (EO) do concurso era o Arcebispado de Madrid, através do Comité organizador das Jornadas Mundiais da Juventude Madrid 2011, e foi apoiada na sua organização e gestão pela consultora de comunicação externa Adverbo.

As propostas que se apresentaram deviam reunir os seguintes requisitos: 
   a) Ser originais e inéditas. 
   b) Incluir a sigla JMJ 2011. 
   c) Reflectir a identidade cristã do evento. 
   d) Conter uma cruz ou uma referência clara e inequívoca ao referido símbolo. 
   e) Ser representativa de Madrid. 
A atribuição ao vencedor do concurso foi feita por parte da Entidade Organizadora, após um exame prévio das propostas por parte de um Comité Consultivo que fez uma avaliação da pertinência das cinco propostas finalistas e dirigiu à EO a sua recomendação fundamentada.

O Comité era formado por cinco membros: um representante da EO, um consultor de comunicação, externo à EO, três desenhadores gráficos profissionais, externos à EO e membros de pelo menos uma Associação de Desenho. Depois de não haver vencedor na primeira convocatória, já que os logótipos apresentados não cumpriam os requisitos, a EO chegou a um acordo no passado dia 28 de Julho e o logótipo vencedor foi desenhado por José Gil-Nogués Villén. A decisão do Comité, aprovada pela EO, não foi fácil devido ao alto nível das propostas apresentadas a concurso.

O vencedor, José Gil-Nogués Villén (Valência, 1971) é jornalista e desenhador. É especialista em desenho estratégico de marca e tipografia e é editor de El Tipo, experimentos tipográficos. Desenvolve projectos de comunicação para empresas de âmbito internacional como Elizabeth Arden ou Chupa Chups, trabalha habitualmente com instituições europeias, como o Governo do Principado das Astúrias, e dirige projectos de desenho de interiores e urbano. Tem recebido numerosos prémios e o seu trabalho tem sido publicado e exposto nos cinco continentes.



Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé.


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