quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Noite do Santuário - Festa jubilar dos jovens

 
A "Noite do Santuário" surgiu na Alemanha depois da vivência à volta do Santuário Original, na JMJ2005, em que a Juventude Internacional de Schoenstatt selou a Aliança de Amor pelos jovens do mundo inteiro. A partir daí, esta iniciativa impulsionou os jovens a festejar anualmente, não só no Santuário Original mas em muitos outros, a "Noite do Santuário" Este ano tivemos em Portugal pela primeira vez. Jovens de Aveiro, Porto e Braga reuniram-se durante um fim-de-semana para festejar o jubileu dos 100 anos da Aliança de Amor. Foi uma vivência muito bonita e profunda, especialmente com muita alegria.

 
Depois de uma tarde com jogos, um peddy-paper e atelier de trabalhos manuais, a festa continuou com um espetáculo sobre a história dos 100 anos de Schoenstatt, apresentado ao estilo de musical, com dança, canções, teatro e testemunhos. O sentido deste espetáculo não foi ensinar a história, mas sim reviver esta história que é de cada um que vive em Aliança de Amor.

 
A "Noite do Santuário" é uma noite de vigília, por isso o ponto alto é o momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. A atmosfera de oração foi proporcionada pela noite serena e amena. Junto à parede lateral do Santuário, os jovens rezaram e prepararam o coração para a exposição do Santíssimo. Num silêncio profundo, os jovens, de joelhos, receberam Jesus e O adoraram em silêncio. Depois de um tempo de oração pessoal, de meditação e oração comunitária, receberam a bênção.
 
 
No dia seguinte, na oração da manhã ouvimos duas cartas de jovens congregados que viveram o 18 de outubro de 1914. Estas foram escritas nos campos de batalha. Aí, eles contavam do dia-a-dia sob o ponto de vista da consagração a Nossa Senhora, em Aliança de Amor. Mas importante foi também ouvir os jovens de hoje. João Paulo, um seminarista chileno, deu o seu testemunho do caminho percorrido em Schoenstatt e como foi o seu crescimento e amadurecimento na fé.
 
 
Rita Arvins, dirigente da JFS de Aveiro, falou da importância da Aliança de Amor, que selou no Santuário Original, na sua vida. O que mudou a partir daí e a sua relação pessoal com os três pontos de contacto.

 
Com a Santa Missa terminou a festa jubilar dos jovens, mas esta continua no dia 18 de outubro, em cada Santuário, com toda a Família e peregrinos do Santuário de Schoenstatt.
Que esta "Noite do Santuário" tenha sido a primeira de muitas, foi este o desejo manifestado pelos jovens.
 
MP
 
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...