domingo, 21 de setembro de 2014

A coroa da Rainha deu espaço para o Símbolo do Pai no Santuário Original - em celebração internacional


Ir. M. Nilza P. da Silva -
No dia 12 de setembro, um ato simples, mas muito importante, aconteceu no Santuário Original, em Schoenstatt/Alemanha: a coroa desceu da moldura de madeira para a imagem da MTA. Ela cede o espaço para a entronização do Símbolo do Pai.
 

Pessoas mais desatentas nem se davam conta que a coroa estava no lugar que, em todos os Santuários filiais, está o Símbolo do Pai. Mas, isso tem sua história. A coroação, no Santuário Original, deu-se em 10 de dezembro de 1939 e o Símbolo do Pai, nos Santuários de Schoenstatt, surgiu no final da década de 1940, na Argentina. Por isso, quando Pe. José Kentenich coroou a MTA, em 1939, no Santuário Original, a coroa foi colocada no lugar em que esteve até o último 12 de setembro.
 


 
À espera desse lugar, desde 1967…
        O Símbolo do Pai para o Santuário Original é um presente oferecido pelo Pe. Kentenich para a sua Família de Schoenstatt, em outubro de 1967. Mas, como o Santuário Original  não era propriedade jurídica da Obra de Schoenstatt, esse Símbolo não pode ser entronizado. Então, o Símbolo permaneceu sob os cuidados da Família de Schoenstatt, da Diocese de Treves/Alemanha, a quem o próprio Pe. Kentenich deu a responsabilidade de velar por ele, até que um dia pudesse ter seu lugar no Santuário de origem. Quando o Fundador faleceu, em 1968, esse Símbolo percorreu todos os países, em que a Obra de Schoenstatt estava presente, levando as bênçãos do Fundador. Depois disso, alguns países que desejaram puderam tê-lo por um período consigo.
 
Ao encontro da Família, antes de ser entronizado.
Na preparação para o centenário da Aliança de Amor, desde 2010, o Símbolo do Pai esteve novamente peregrinando pelo mundo, convocando cada filho de Schoenstatt para renovar a Aliança de Amor, no espírito da origem, fiel ao carisma do Fundador. Isso foi mais uma vez um lance singular da Divina Providência, pois quando os representantes dos cinco continentes pediram essa peregrinação, em 2009, não se poderia imaginar que em 2013 a Mãe de Deus realizaria o grande milagre do Santuário Original ser presenteado pelos palotinos para a Família de Schoenstatt.

 
Ir. Aleja, Superiora Geral das Irmãs de Maria de Schoenstatt
 
Um espaço carregado de sentido
Por isso, no dia 12, a emoção dos representantes da Família Internacional de Schoenstatt era muito grande! A coroa passando de mão em mão dos presentes, recolhia as intenções e os agradecimentos do mundo inteiro. Pe. Antonio Bracht, brasileiro, reitor do Santuário Original, ao tomar a coroa nas mãos para coroar a MTA, em sua moldura, faz uma pausa silenciosa carregada de sentido: gratidão, alegria, súplica, unidade ao Fundador que fez essa coroação há 75 anos… Enfim, cada um dos presentes ou os que assistiam pela webtv se sentiu no lugar do padre brasileiro, e a coroa tomou seu lugar definitivo.
Quando em 18 de outubro, outras mãos tomarem o Símbolo do Pai para, finalmente o entronizar no Santuário Original, cada um de nós vai sentir a mesma coisa: Este Símbolo tem algo de mim! Nele estão momentos agraciados de muitas vidas, estão sonhos, expectativas, sofrimentos, dúvidas, alegrias, encontros pessoais com a paternidade de Deus, descoberta profundas do atuar da Divina Providência… Sobretudo, está a presença e a bênção do Fundador.
 
Tua Aliança, nossa missão!
No Ato Oficial, em 18 de outubro de 2014, a entronização do Símbolo do Pai, no Santuário Original, se dará junto com a renovação da Aliança de Amor, antes da reentronização do quadro da MTA. Sinal profundo de que a Aliança de Amor tem como último começo e fim a Aliança que Deus Trino selou com a humanidade, sinal singular de que a Aliança de Amor, em Schoenstatt, aconteceu primeiro no coração do Fundador, Pe. Kentenich, e depois se tornou comunitária para toda a sua Família. Ao selar a Aliança de Amor, cada um a aceita do coração do Fundador, assim como Deus desejou, e se inclui com ele nesta Aliança, a que ele selou em 18 de outubro de 1914.
Bendigamos a Divina Providência que escreve conosco cada página da história de Schoenstatt. Você faz parte desta história! A Aliança do Fundador é nossa missão!
 
 
Ver o vídeo do dia 12 de Setembro aqui:  http://schoenstatt-tv.de/PT/Mediathek.HTML
 
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...