quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Celebrações Jubilares em Schoenstatt: "Nós estivemos lá!" - Família Coutinho (parte 2)


       
O 18 de Outubro chegou!
O grande dia chegou!
Na Eucaristia da manhã, recebemos logo um forte impulso, quando o Delegado do Santo Padre, Cardeal Lajolo, exclamou: “Entrem, com absoluta confiança, no segundo século de Schoenstatt!”.
Na Homilia, fomos incentivados pelo Cardeal Lajolo a desenvolver a cultura de aliança – “As crises atuais da comunidade internacional requerem uma cultura de aliança para a concepção de um futuro melhor” – e a aplicar na vida a pedagogia de Schoenstatt, tocando-nos especialmente as palavras dirigidas à família: “A Igreja, que tem grande esperança na família, sente-se unida a vocês no caminho de uma pedagogia familiar aplicada. A Igreja conta, cada vez mais, com famílias marcadas por Cristo, que entendem o matrimónio e a família como uma vocação. Que Deus os inspire no desenvolvimento da vossa pedagogia ao serviço da formação de um homem íntegro e do futuro da fé.
Deixou-nos ainda o apelo à missão feito pelo Papa Francisco: “O Santo Padre também deixa ao movimento a opção missionária no coração, a qual significa uma partida para a evangelização. Ele diz: «Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à autopreservação».” (EG 27)
No final da Eucaristia, os jovens portugueses foram cantar no palco e foi um momento de muita vida.
O almoço teve muita alegria e música. Estava um lindo sol, que iluminava o Monte Schoenstatt. Fomos, então, conhecer o Santuário Cor-Regni-Patris (das Irmãs Adoradoras), cuja pedra fundamental celebrava neste dia 40 anos. Embebida na pedra fundamental deste Santuário, está uma outra pedra de mármore branco (proveniente de escavações debaixo da Basílica de São Pedro) e que foi abençoada pelo Santo Padre Paulo VI, que seria beatificado no dia seguinte (19 de outubro). A pedra simboliza o «Dilexit Ecclesiam» e tem a inscrição «Cor Unum in Patre».
Dirigimo-nos depois ao Santuário Original. Estava tudo a ser preparado para a Renovação da Aliança, que seria o momento central das Celebrações. O Santuário ainda não estava completo… Faltava o Símbolo do Pai!
Na Renovação da Aliança, foi enorme a emoção da chegada da imagem da Mãe do Santuário Original à Arena de Peregrinos. É recebida em euforia, com o agitar de lenços e bandeiras, e pétalas de flores. Uma envolvência semelhante a Fátima! Nossa Senhora saiu do Santuário e veio ter connosco, para derramar as suas graças!

A MTA na Arena de Peregrinos

Os nossos corações exclamaram: “Mãe, és Vencedora! E amas-nos tanto!”
A Renovação da Aliança foi com tantos, tantos… foi meio mundo! O outro meio mundo é para conquistarmos no novo século!
Três fantásticos vídeos trouxeram-nos o sentir do Pai e Fundador a partir «de dentro». Sentimos, então, o Pai a dirigir-se a nós: “Os vossos corações inflamaram-se! Fizestes vosso o meu plano”. E nós respondemos: “Tua Aliança, Nossa Missão!”.
Para nós, o momento-chave foi a colocação do Símbolo do Pai no Santuário Original. A marca de uma nova era! Sentimos que a corrente da Paternidade irá marcar o próximo século de Schoenstatt.

Santuário Original no final da tarde de 18 de Outubro 

Na Capela do Pai e no Santuário Original com o 1º Curso da União de Famílias:
Tivemos a graça de ter uma hora reservada na Capela do Pai (onde se encontra o túmulo do Padre Kentenich) para o nosso Curso da União de Famílias. Aí estivemos junto com todos os casais e filhos presentes. Sentimos que o Pai Fundador veio e perguntou: “Vens comigo?” E nós dissemos: “Sim, Pai, vamos contigo! Levar Schoenstatt ao novo século, comprometemo-nos com perseverança!”.
No Santuário Original, às 5h00 de dia 19, rezámos, uma vez mais, em Curso. Levámos connosco o «Documento de Fundação» de Braga. Foi grande a emoção de estar ali, já com a presença do Símbolo do Pai. Agora o Santuário Original é completamente de Schoenstatt e já possui um dos seus elementos fundamentais: o Símbolo de Deus como Pai Providente, que a todos vê e ama.

(continua em breve…)

Elisabete e Paulo Coutinho
1º Curso da União Apostólica de Famílias de Schoenstatt

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...