sábado, 20 de dezembro de 2014

Celebrações Jubilares em Schoenstatt: "Nós estivemos lá!" - Família Coutinho (parte 3)

Ainda no dia 18 de Outubro…


Este Santuário-Lar foi abençoado pelo próprio Padre Kentenich e pertenceu aos pais de Margaret Yank (mais tarde Fenelon).
Ainda na noite de 18 de Outubro, visitámos a «Tenda da Família», que nos revelou os inúmeros projetos que Schoenstatt tem para oferecer à Família e ao mundo. O Santuário insuflável (no exterior) deliciou a nossa Mariana.
Uma bela surpresa: na «Tenda da Família» estava o primeiro Santuário-Lar, da Família Yank (Milwaukee), com todos os seus símbolos.


No dia seguinte
Na Missa das Famílias (19 de Outubro) houve alegria e imaginação, improviso e confusão… tal como a verdadeira vida quotidiana em família. Mas simbologia riquíssima, culminando com a construção do Santuário-Lar na própria Eucaristia, aprofundando o significado de cada um dos seus símbolos.
A renovação da Aliança, no mais alto grau possível, em conjunto com famílias da União de todo o mundo, foi um momento de especial significado, no local de fundação da União de Famílias, a 4 de Junho de 1950: A Casa da Aliança, onde o Padre Kentenich viveu e deu inúmeros retiros. Foi bom penetrar na história e simbologia da Casa da Aliança.
A mensagem que nos ficou desta vivência: Desde as origens, permaneçamos fiéis às exigências e à missão da União de Famílias!

Reencontros

Foi bom reencontrar em Schoenstatt o Padre Mariano, o Padre Alejandro Martínez, o Padre Francisco (esteve connosco no Santuário Original), o Padre Eduardo Aguirre, e o Casal Renate e Norbert Martin, da União de Famílias. O Padre Mariano enviou saudações especiais ao Sr. Bispo Auxiliar de Braga, D. Francisco Senra Coelho, que conhece muito bem!

Na subida para a Arena de Peregrinos, no dia 19, passámos por um grande cartaz, em várias línguas, que assinalava as Peregrinações Internacionais. Passámos e pareceu-nos ver rostos familiares no cartaz. Demos um passo atrás… e era o Casal Moura, da Liga das Famílias de Braga. A fotografia era da Coroação da Rainha da Nova Evangelização da Europa (Setembro de 2012), onde foram os portadores da Bandeira Portuguesa. 




Cartaz e ampliação da foto de cima (à direita). O Casal Moura está à frente, com um belo traje minhoto.
  
No novo século de Schoenstatt
No primeiro século de Schoenstatt, Nossa Senhora foi Mãe, Rainha e Vencedora. Schoenstatt gerou numerosos santos da vida diária.O Símbolo do Pai, que peregrinou durante mais de 40 anos, pôde finalmente chegar ao seu destino, o Santuário Original. Quantas dádivas, pedidos, alegrias, súplicas, vivências, frutos de santidade, carregará este Símbolo? Quantos grupos, comunidades, famílias, ermidas, Santuários e Santuários-Lar terá visitado?
Identificamos alguns desafios para o novo século: aspiramos decisivamente a ser uma família santa; queremos empenhar-nos em ajudar outras famílias a caminhar para a santidade. Desafia-nos manter constantemente vivo o fogo dos Heróis! Somos os primeiros do novo século! É isso que significa para nós ter colocado a assinatura no 1º Documento de Fundação. A Aliança de Amor é a nossa identidade e a Cultura de Aliança («cultura do encontro», como lhe chamou o Papa Francisco) é a nossa missão.
Os desafios serão impossíveis de vencer só com as nossas fracas forças. Por isso, Nossa Senhora nos dirá sempre de novo: “Não vos preocupeis com a realização dos vossos desejos. Provai primeiro que realmente me amais!”

Elisabete e Paulo Coutinho
1º Curso da União Apostólica de Famílias de Schoenstatt

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...