segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

CELEBRAÇÕES JUBILARES EM SCHOENSTATT: “Nós estivemos lá!” - Família Coutinho (parte 1)

Todos sabemos que Deus faz maravilhas… Assim fez connosco, que tivemos a graça de estar presentes, em família, nas Celebrações Jubilares em Schoenstatt. Mais ainda, connosco estiveram todas as famílias do nosso Curso da União de Famílias. O Magnificat está no nosso coração e, embora não haja palavras para descrever o que vivemos, vamos tentar partilhar um pouco daquilo que experimentámos.
·      Antes do Jubileu
Antes do Jubileu, a vivência fundamental da nossa família foi a Coroação da Imagem da MTA do nosso Santuário-Lar como Rainha da Confiança Filial (14 de Junho de 2014). Foi a nossa resposta à proposta da Direção Internacional da União Apostólica de Famílias, para revitalização e aprofundamento do Santuário-Lar, em sintonia com a oferta da rede de Santuários-Lar como presente Jubilar da Obra das Famílias. O aumento da confiança filial em nós é uma exigência em relação aos desafios que se nos colocam em todos os campos da nossa vida.

Coroação da Rainha da Confiança Filial
Mais perto do Jubileu estivemos muito envolvidos na preparação das Celebrações Jubilares no Santuário de Braga, junto com os restantes membros do Conselho Diocesano.
Partimos para Schoenstatt com grande expetativa, mas de coração aberto, para tudo receber e tudo entregar.
Connosco, levámos um saco com o Capital de Graças da Família de Schoenstatt de Braga. Foi tudo queimado na Vigília de dia 17 de Outubro com a chama que foi transportada pelos jovens desde Pompeia até Schoenstatt. Levámos também três telas com o Documento de Fundação escrito (e assinado) pela Família de Braga durante o ano, nas Vigílias dos S’s.


Telas com o «Documento de Fundação» no túmulo do Pai e Fundador

    Em Schoenstatt, a 17 de Outubro

Aterrámos em Frankfurt na manhã de 17 de Outubro. Fomos diretos ao Josef Kentenich Hof, a Casa da União de Famílias, em Hillscheid. Dirigimo-nos logo ao Santuário «Familia Libertate – Cor Unum in Patre», rezámos e colocámos o carimbo.
Na Casa, abriu-nos a porta o Casal Daniel e María Teresa Martino, da Direção Internacional da União de Famílias, e que recentemente tinha estado em Portugal. Ficámos radiantes e recordámos o encontro que com eles tivemos em Fátima, em Junho passado. Conversámos e comentámos a fotografia do 2º Curso da União de Famílias em Portugal, no corredor da casa, dando graças pela sua Primeira Consagração na União (Schoenstatt, 20 de Agosto de 2014).
Chegámos finalmente… O ambiente em Schoenstatt era fantástico. Tudo tão lindo e bem organizado!
Após a missa em Português, na Igreja dos Peregrinos, no final da tarde, dirigimo-nos para a Arena dos Peregrinos, onde iria decorrer a Vigília. Aí, tudo foi magnífico: o teatro, a música, o ambiente, a profundidade! Um ambiente de Tabor. Percebemos que Schoenstatt é universal. A chegada dos jovens que transportaram a tocha desde Pompeia foi um momento inesquecível. E o fogo aqueceu mesmo os corações!


Queima do Capital de Graças na Vigília de 17 de Outubro

No final da Vigília, saímos felizes. A nossa filha mais velha, Catarina, dirigia-se ao Santuário Original, para selar a sua Aliança de Amor na primeira hora do novo Centenário! Foi na Vigília da Juventude Feminina, junto com 70 jovens de todo o mundo.
Estamos agradecidos à MTA por lhe ter dado este presente tão especial!

(continua em breve…)

Elisabete e Paulo Coutinho
1º Curso da União Apostólica de Famílias de Schoenstatt 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...