sábado, 27 de dezembro de 2014

Celebrações Jubilares em Schoenstatt: "Uma Aliança para o novo século de Schoenstatt (Parte 2)

O grande dia jubilar, o 18 de Outubro, começou com a Eucaristia, onde o Delegado do Santo Padre, Cardeal Lajolo, nos incentivou a entrar “com absoluta confiança, no segundo século de Schoenstatt!”. No final, a juventude portuguesa foi cantar ao palco. Foi muito bom sentir a juventude de Portugal tão alegre e unida naquele momento.

Juventude Portuguesa (e outros) no palco

À tarde, deu-se o momento central das celebrações, a Renovação da Aliança de Amor. A imagem da MTA foi trazida do Santuário Original para a Arena dos Peregrinos, sendo recebida com grande euforia. Senti a unidade e alegria contagiante de todos os presentes. O meu coração vibrava de alegria. A Aliança de Amor foi renovada pelos milhares de pessoas presentes, quer física quer espiritualmente, todos unidos no amor à Mãe Três Admirável. O Símbolo do Pai foi depois colocado no Santuário Original, lembrando-me que foi por Ele que, daquele momento tão simples que foi a primeira Aliança de Amor, tanta vida surgiu e Schoenstatt se espalhou por todo o mundo.
À noite, tive a oportunidade de estar uma hora no Túmulo do Pai Fundador e, de madrugada, meia hora no Santuário Original, com o 1º Curso da União Apostólica de Famílias, ao qual pertencem os meus pais. Foram momentos de oração muito especiais e profundos.
No dia 19, foi o encontro internacional da Juventude Feminina. Filmou-se um vídeo para ser entregue ao Santo Padre, em que a Coroa RTA passava pelas mãos de cada representante. Eu tive a honra de ser a representante de Portugal.


Entrada das representantes e representantes nos seus lugares (eu sou a 4ª a contar da direita, com um traje minhoto preto e branco)

Coroa passando pelas mãos de cada representante

Vimos imagens das vivências deste ano nos vários países e algumas jovens testemunharam como vivem os ideais da Coroa Viva em várias vertentes, como o namoro, o trabalho, etc. Era visível a alegria imensa que todas sentíamos, éramos tantas e de tantos lugares diferentes! No final, tivemos a Eucaristia, em que o Monsenhor Gerber, na homilia, nos impulsionou: “O segundo dia do novo século de Schoenstatt já começou. Podemos dizer sem exagerar que é o vosso século de Schoenstatt. Vós, como a nova geração, são exatamente 100 anos mais jovens que os heróis e heroínas da primeira hora. Deus quer escrever a história convosco; a história de Schoenstatt, a história da igreja, a história do mundo.”

Antes de partir, ainda houve tempo para visitar a Casa da Aliança e “despedirmo-nos” do Santuário Original. Partimos de coração cheio da alegria jubilar, prontos para construir o novo século de Schoenstatt. “Tua Aliança, Nossa Missão!”

Catarina Coutinho - Juventude Feminina de Schoenstatt - Braga

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...