domingo, 2 de fevereiro de 2014

Uma pequena história por detrás do Hino do Jubileu 2014


Em 18 de outubro de 2013, no início do Ano Jubilar, foi apresentado ao mundo o Hino do Jubileu 2014. "Tua Aliança - nossa missão" foi a canção selecionada entre todas que, de diversos países, foram enviadas à Equipa 2014. As suas autoras - Ir. M. Pilar Carrère (letra) e Ir. M. Magdalena Viñas (música) - vivem no Novo Schoenstatt, Florencio Varela/Argentina. Essa canção tem uma pequena história que há pouco dias foi divulgada.
 


Um Magnificat pelo dom da Aliança de Amor

A Ir. M. Pilar já escreveu outras letras que logo se tornaram canções; porém, naquela ocasião, "não lhe ocorreu compor essa letra". Do Santuário do Pai, em Florencio Varela, conta-nos: "Recebi de Schoenstatt um convite para tentar escrever. Eu vi esse convite à luz da Providência. Durante uns dias de férias, abri-me à inspiração do Espírito Santo e comecei a escrever um texto. Imaginei como um Magnificat da Família de Schoenstatt pelo dom da Aliança de Amor, o grande tesouro que, a partir do Santuário, queremos presentear ao mundo. O hino é um convite a nos unirmos na Aliança, na alegria e na consciência de missão".

A música surgiu do Santuário

Ir. M. Magdalena Viñas compôs a melodia, tarefa em que usou todos os dons que o Senhor lhe presenteou para a música. Porém, houve um momento difícil, de tensão, quando faltavam completar apenas os últimos acordes... e a inspiração não vinha!
Estava com o seu piano na casa das Irmãs, junto ao Santuario de Belgrano. Ao vê-la tão nervosa, as outras Irmãs sugeriram-lhe, quase como uma ordem, que fosse ao Santuário e pedisse à Mater que Ela compusesse a última parte.
E assim foi. Depois de um momento de oração em frente do sacrário, a Ir. María Magdalena voltou ao piano e naturalmente brotaram as notas que faltavam para completar a melodia, que finalmente foi eleita como Hino do Jubileu 2014.
 
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...