quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

"Dia da Aliança" - Fevereiro 2014


“Pintar” Portugal com a Imagem de Maria

Quando eu vivia na Alemanha, algumas vezes fiquei surpreendida porque muitos não sabiam onde fica o nosso pequeno Portugal. Para me familiarizar com os grupos aos quais me apresentava, eu usava dois símbolos portugueses distintos. Para os jovens falava do futebolista Cristiano Ronaldo, para adultos a palavra-chave era Fátima. Mas um dia fui surpreendida logo que pronunciei a palavra Portugal. Uma senhora disse imediatamente: “Sim, eu sei onde fica. Portugal pertence a Fátima!” Que alegria se assim fosse, pensei eu, Portugal ser inteiramente de Fátima, de Nossa Senhora. E não é assim? Desde o século XII, a sua fundação pelo Rei D. Afonso Henriques, que Portugal é chamado de Terra de Santa Maria, pois a Maria foram consagradas todas as batalhas. Erigiram-se muitos santuários marianos. D. João IV, no século XVII coroou Nossa Senhora como Rainha de Portugal. Quase há 100 anos, em 1917 Nossa Senhora tocou a terra portuguesa, aparecendo aos três pastorinhos. Maria sempre acompanhou o povo português. Em 1960 Maria “peregrinou” até Portugal como Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt para se estabelecer nesta terra e distribuir graças especiais, um caminho de vida em Aliança de Amor. É esta Aliança de Amor que nós estamos a celebrar e a renovar neste ano jubilar e queremos fazê-lo com todos os portugueses e a Igreja representada pelo Patriarca D. Manuel Clemente em Fátima, no dia 4 de maio.
Deus quis precisar de instrumentos para renovar sempre de novo o amor dos portugueses a Nossa Senhora. Quer sejam os reis Afonso Henriques e D. João IV, ou os mais humildes do povo Lúcia, Francisco e Jacinta, ou cada um de nós que somos hoje escolhidos como instrumentos para levar Nossa Senhora primeiramente ao nosso coração, às nossas famílias e a todas as famílias de Portugal para que se renove Portugal em Cristo. O Padre Kentenich diz: "Ela caminha no mundo como a grande educadora dos povos. Ela gostaria de dar à luz Cristo em todos os lugares, para assim salvar a personalidade cristã e a ameaçada ordem social e mundial."
Portugal deve tornar-se aquilo que é:  Terra de Santa Maria. Na abertura do jubileu do Centenário de Fundação de Schoenstatt, Cardeal Rylko dizia:  “Na sua atuação  pastoral, o vosso Fundador pintou continuamente a imagem de Maria nos corações. O Padre Kentenich escreveu, a seu modo, num numero incontável de corações o "totus tuus" do beato João Paulo II, formando assim personalidades marianas  para a Igreja.”
Hoje, cada um de nós é chamado a pintar Maria no seu próprio coração e nos corações dos portugueses.
 
Ir. M. Paula Silva Leite, CMP
(Publicado no folheto mensal "Dia da Aliança", Fevereiro 2014)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...