quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Encerramento das actividades da Liga dos Homens


Oração no Santuário

Decorreu no passado dia 13 de Julho, o encontro de encerramento deste ano pastoral, que para o nosso grupo, foi o ano 1.
O local do encontro, como não podia deixar de ser foi o Santuário de Schoenstatt da Diocese de Aveiro.
Eram 9 horas quando se iniciou o encontro (no Santuário) com a presença dos 8 elementos do grupo devida e superiormente acompanhados pelo Padre Carlos Alberto que ao longo de todo o ano foi sempre um elemento presente, acompanhando, incentivando ao crescimento quer do Grupo, quer dos seus membros, individualmente.
A primeira hora (no Santuário), passou a correr, com a oração inicial, com cânticos, preces e pequenos textos bíblicos, lidos de modo sucessivo e intercalado pelos presentes do lado direito e do lado esquerdo do Santuário, em momentos surpreendentemente harmoniosos.

Avaliando o ano 1 e prespectivando o ano 2

Os elementos da Liga dos Homens seguiram depois para a casa José Engling, onde na biblioteca decorreu a reunião, que tinha como assunto avaliar e preparar o próximo ano.
A cada um dos membros foi dado um pequeno espaço de tempo para dar conta de como cada um tinha vivido este ano, quer na vertente do grupo propriamente dito quer na vertente pessoal.
Foi um momento de respeito e de atenção ao que cada um tinha para dizer, não se podendo deixar de referenciar aqui o crescimento individual, um sentimento de alegria, pelo conhecimento que vamos cimentando da obra de José Kentenich.
A preparação que tem vindo a ser realizada nos vários encontros para a Aliança de Amor que o grupo pretende realizar até ao final deste ano, é o primeiro objectivo que queremos alcançar e também um alicerce para o conhecimento e vivência dos ideais do Padre José Kentenich.

Em reunião 

Não deixámos de refletir nas várias iniciativas desenvolvidas pela Liga dos Homens ao longo do ano, como sejam o Primeiro Encontro Nacional do Ramo dos Homens que se realizou na Gafanha da Nazaré nos dias 4 e 5 do passado mês de Abril.
Houve ainda um espaço dedicado ao aprofundamento de várias iniciativas para o próximo ano, cuja estruturação já vem sendo idealizada nas diversas reuniões da Liga dos Homens.

Preparando o almoço

Concluída a reunião de trabalho, rapidamente os seus membros prepararam a refeição, para eles próprios e para os familiares, que tinham sido convidados para partilharem connosco o almoço e o programa da parte da tarde.
Antes do final da refeição, e embora praticamente todos se conhecessem, cada membro da Liga dos Homens apresentou a todos os respectivos familiares.
Terminada a parte da refeição, foi tempo de arrumar a sala, lavar a loiça e de alguma conversa entre os presentes.
De seguida chegou o Padre João Gonçalves, que amavelmente acedeu ao nosso pedido e veio transmitir aos presentes a sua vivência de uma atividade que lhe é muito querida – a do voluntariado.

Conversa com o Padre João Gonçalves

Foi para todos um momento de aprendizagem sobre essa nobre atividade mas muito sensível, porque está relacionada com seres humanos, com feitios e valores próprios, que por motivos diversos passam por dificuldades (económicas, sociais e morais).
Esta enriquecedora palestra focou essencialmente aspetos relacionados com o voluntariado nos hospitais, casas de saúde e prisões.
Não podemos deixar aqui expresso o nosso agradecimento ao Padre João Gonçalves.
De seguida os membros da Liga dos Homens reuniram-se de novo para as conclusões finais e planear o arranque do próximo “ano”, que para nós começa já agora em Setembro, agradecendo à Nossa MTA, a força, o incentivo e o acompanhamento que fomos sentindo ao longo deste ano.
Finalmente seguiram-se, não as despedidas, mas um até já, - até Setembro e porque na parte espiritual, na vinculação ao Santuário à MTA e ao seu filho, Jesus Cristo, não há férias, esta vinculação deve ser diária.

Rui Farinha e Paulo 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...