quinta-feira, 24 de abril de 2014

Via Sacra no Santuário de Schoenstatt da Diocese de Aveiro



Neste ano de 2014, o dia 18 de Abril (Dia da Aliança) coincidiu com a Sexta Feira Santa. Como neste dia, não se celebram Eucaristias, realizou-se a Via Sacra, que terminou no Santuário, onde renovámos a Aliança de Amor e queimámos o Capital de Graças, na Taça de Engling.
A Via Sacra iniciou-se junto à Casa Padre Kentenich, (onde habitualmente terminam as celebrações dos dias 18).
Ao participar na Via Sacra no espaço onde está o Santuário, fixei a minha atenção na quarta estação, Jesus encontra sua Mãe Santíssima.
O facto de por diversas vezes ter encenado esta estação, quando na Paróquia da Gafanha da Nazaré, se fazia a Via Sacra com as estações ao vivo, ou seja, com figurantes que encenavam as estações, fez com que me concentrasse nesta estação.


No duro caminho para o Calvário, carregando a cruz, não pode faltar a Colaboradora permanente na salvação das almas. Deus Pai, colocou-a ao lado de Jesus, como outrora colocou Eva ao lado de Adão.
Por vezes a nossa vida também é similar a uma Via Sacra. Também nós podemos no caminho que percorremos encontrar a Mãe sempre que pretendermos. Ela está sempre à nossa espera no Santuário, onde nos acolhe, nos transforma e nos envia de alma e coração renovados.
Quantas vezes recorremos à Mãe nos momentos difíceis das nossas vidas? E quantas vezes regressamos ao Santuário para agradecer à Mãe o que faz por nós, ao ajudar-nos a carregar a cruz?
Sabemos escutar a resposta que a Mãe tem para nós? Ou as nossas conversas com Ela, são monólogos? Falamos, falamos e não esperamos pelas respostas.


"Nas lágrimas de Maria, reúnem-se todas as lágrimas de cada mãe pelos seus filhos distantes, pelos jovens condenados à morte, trucidados ou enviados para a guerra, especialmente as crianças soldados. Aqui ouvimos o lamento desolador das mães pelos seus filhos , que morrem por causa dos tumores produzidos pela incineração dos resíduos tóxicos."
(Excerto da quarta estação da Via Sacra no Coliseu em Roma, em 18 de Abril de 2014).

A Via Sacra prosseguiu e fui acompanhando as outras estações, tentando acompanhar espiritualmente Jesus a caminho do Calvário, onde foi crucificado por nós. Mas, o meu espírito ficou na quarta estação, Jesus encontra sua Mãe Santíssima.

 
Conseguirei que a minha Via Sacra passe sempre pelo Santuário, para me encontrar com a Mãe?

Paulo Teixeira
Nota: Obrigado à Juventude Masculina e ao Padre Carlos Alberto, pelo trabalho que tiveram ao preparar esta Via Sacra.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...