sexta-feira, 6 de junho de 2014

Festa da Raínha da Família e aniversário do Santuário de Braga


Depois da encenação na Gala dos 100 Anos, no dia 4 de Maio em Fátima, desta vez, foi a sério: 
No domingo 18 de Maio, a Festa da Rainha da Família encheu as ruas de Soutelo (Vila Verde – Braga) de flores, oração, alegria e gratidão à Mãe e Rainha.
Há mais de 20 anos que a Imagem da Mãe Peregrina Auxiliar, coroada como Rainha da Família, é transportada em procissão até ao Santuário de Schoenstatt, inicialmente (ainda sem andor) desde a Praça do Cruzeiro e, posteriormente, a partir da Igreja Paroquial de Soutelo. Neste cortejo, também se integram os Missionários da Campanha da Mãe Peregrina, transportando as respetivas imagens. Realizada no terceiro domingo de maio, junta-se a esta festa o aniversário do Santuário «Cenáculo do Pai para a Família do Pai».

A Peregrinação foi presidida pelo Padre Manuel Ribeiro Alves, da União Apostólica dos Sacerdotes Diocesanos. Alguns dos Sacerdotes Diocesanos que celebraram a sua Aliança de Amor a 18 de Outubro de 2013, também participaram na procissão e concelebraram a Eucaristia. Assim, estiveram presentes o Padre Albano Nogueira (paróquia de Fornelos – Fafe, de onde veio um autocarro), o Padre António Pedro Amorim (paróquia de Terroso – Póvoa do Varzim, acompanhado também de um autocarro) e o Padre Manuel Ferreira Martins (da paróquia de Bastuço – Barcelos).



São os missionários da Mãe Peregrina que têm vindo a organizar esta Festa anual em honra de Nossa Senhora, e também as famílias que recebem as imagens da Mãe Peregrina e da Mãe Peregrina das Crianças. São muitos os que colaboram nos arranjos do recinto do Santuário e espaço envolvente, nas celebrações, na Campanha das Crianças fazendo a ligação com os catequistas, na animação, no côro, na oferta de flores e pétalas… Ano após ano, tem-se notado um crescimento desta Peregrinação e, em Ano Jubilar, mais de 500 pessoas homenagearam a Mãe e Rainha no seu Santuário.
Como habitualmente, à chegada, a Rainha da Família foi recebida com uma bela tradição minhota: os tapetes de flores! Este ano, ou não fosse o Ano Jubilar, o tapete de flores estendia-se desde o portão de entrada do Centro «Jardim de Maria» até à porta do Santuário, em muitos metros floridos, para que a Rainha fosse dignamente recebida no seu Jardim!



Depois da oração de chegada ao Santuário, que incluiu a oferta das conquistas das crianças (expressa em flores de papel), foi a vez da Consagração das Famílias a Nossa Senhora. Celebrando também o Ano Jubilar, as crianças participaram com uma largada de balões amarelos, brancos e azuis à frente do Santuário.

Dentro do Santuário, Maria aguardava pela entrega de corações dos seus filhos, simbolizada nas flores colocadas aos seus pés. Assim, enquanto as Aliadas e Apóstolas de Maria (e restante Juventude Feminina), entoavam cânticos a Maria, cada um entrou no Santuário para colocar aos pés de Nossa Senhora as flores do jardim do seu coração.



Estas flores são mesmo cultivadas nos jardins de cada um, contribuindo assim para fazer florescer o «Jardim de Maria», numa simbologia inspirada nas Flores de Maio de José Engling. Foi em 1916 que Engling assim se entregou a Maria: “Mãe, a Ti consagro o pequeno jardim do meu coração. Para Ti vou semear e cultivar!



Reconhecemos que Nossa Senhora, através de Schoenstatt, quer ajudar a restaurar o que o demónio destruiu, ou seja o Homem Paradisíaco. E nada melhor do que fazê-lo através da Sua ação Educadora nas Famílias!


Elisabete e Paulo Coutinho; fotos: Rita e Casal Moura

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...