domingo, 29 de junho de 2014

Encerramento das "Atividades do Ano 2013-2014" em Aveiro

 
Aconteceu hoje no Centro Tabor o encerramento das "Atividades do Ano 2013-2013" da Família de Schoenstatt das dioceses de Aveiro e Coimbra. Como estamos no ano da peregrinação "Rumo a 2014" o dia começou num local um pouco distante do Santuário, onde nos reunimos à volta da Imagem Auxiliar.

 
Partimos todos juntos, com as bandeiras dos Ramos, rezando o terço. Passamos pela capela da Nossa Senhora dos Campos, onde meditamos um mistério. O Ramo dos homens preparou os textos para a peregrinação. Já no Santuário, tivemos a celebração da Santa Missa com Alianças de Amor da Juventude Feminina e entrega da Imagem da MTA aos Cruzados da Juventude Masculina de Coimbra. A JFS e JMS cantaram e a Liga das Famílias de Coimbra preparou a Eucaristia.

 
O Diretor Diocesano, Padre Carlos Alberto celebrou a Santa Missa. No final teve direito a receber os parabéns pelos 18 anos de Ordenação Sacerdotal que hoje celebra.

 
O almoço foi no parque das merendas, com partilha e muita alegria. A Liga das Famílias de Aveiro coordenou a parte da tarde com momento de diversão, mas com um conteúdo muito rico. Foram formados 5 grupos mistos, com a seleção a ser feita com frases entregues à sorte. Os grupos foram enviados para 5 locais históricos. Receberam um texto com a tarefa de preparar uma encenação, poema, música, o que quisessem para expressar o conteúdo.

 
O primeiro grupo ficou junto à Casa Sião e encenou a primeira visita a este terreno, onde o Padre Miguel Lencastre "ajoelhou, rezou e também se sonhou!"

 
O segundo grupo conseguiu surpreender todos com o aparecimento do Padre Kentenich que estava escondido atrás da cortina. Ele acenava, atirou rebuçados e convidou a entrar.

 
O terceiro grupo representou a origem do nicho. Começaram junto ao Santuário e convidaram todos a peregrinar, como outrora, até ao nicho. Aí cantaram o "Nada sem ti, nada nós!" acompanhados à viola pela pequena Maria. Fizeram uma coroa de flores e colocaram no nicho.

 
O terceiro grupo reuniu-se à volta da Taça de Engling para fazer crescer o Capital de Graças. Todos, especialmente os mais pequenos, deram a sua contribuição e acenderam o fogo nos corações.

 
O quinto grupo recriou as graças do Santuário. Padre Kentenich chegou com o grupo de jovens no momento da fundação. Atraiu Nossa Senhora a estabelecer o seu trono de graças e os dois acolheram os jovens, começaram trabalhar (com martelo e cinzel) na transformação de cada um e enviou-os em missão. Depois surgiu o nosso Santuário de Aveiro com a primeira pazada e a peregrinação da pedra fundamental.

 
Na alegria de momentos bem passados, a tarde terminou com a oração final preparada pela Liga das Mães de Aveiro e foi dirigida por mães da primeira geração.
 
 
Terminada a oração, começou o tempo de férias para os Ramos adultos. A juventude ainda tem o programa de verão pela frente. Em Setembro recomeçam as atividades para viver o auge do jubileu, no dia 18 de outubro.
 
MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...