segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Padre João Paulo partiu para a Casa do Pai

A receber uma pequena imagem da Mãe Peregrina, em 2010

O capelão do nosso Santuário de Schoenstatt da diocese de Aveiro, Padre João Paulo, partiu esta manhã para a Casa do Pai. A última missa que celebrou no Santuário foi no sábado, às 8 horas da manhã. O Padre João Paulo, nos últimos tempos, estava a enfraquecer mas nada previa que o Senhor o chamasse tão inesperadamente.
Durante muitos anos esteve ao serviço da Pastoral do Santuário, quase tantos como a existência do nosso Centro Tabor. A sua fidelidade, muitas vezes sustentada por muitos sacrifícios, expressava-se na Eucaristia diária que ele celebrava todos os dias no Santuário, para o qual se deslocava desde o seminário de Aveiro. Demonstrava sempre vitalidade e firmeza a anunciar a Mensagem de Jesus para os dias de hoje, para a realidade que vivemos. Para isso estava sempre atento à actualidade.
Durante a semana passada - porque o Padre João Paulo estava sem carro próprio - fui buscá-lo todas as manhãs para a Santa Missa. Sempre, em cada dia, abria a porta do carro e dava um bom dia com um sorriso largo. Durante o percurso ele falava com grande entusiasmo do que viu e ouviu sobre as Jornadas Mundiais da Juventude. Às vezes parecia que ele esteve lá, que era um daqueles jovens. Foi uma partilha muito bonita.
A nossa gratidão ao bom Deus pelo dom do sacerdócio concedido ao Padre João Paulo e pela sua vida de entrega a Schoenstatt.
Que a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, diante da qual o P. João Paulo rezava e celebrava a Santa Missa todos os dias, o receba agora em seus braços e o leve Àquele a quem ele dedicou e consagrou toda a sua vida.

A Missa de corpo presente será amanhã, terça-feira às 16 horas, na Igreja Paroquial de Ílhavo, diocese de Aveiro. 

MP

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Missa da Aliança de 18 de Agosto


Na Missa da Aliança, deste mês de Agosto (dia 18), tivemos entre nós a participar e a animar a celebração, o 2º Curso da União das Famílias de Schoenstatt.
Este grupo, esteve em formação durante uma semana na Casa José Engling.


"O Padre Kentenich, fundador do Movimento de Schoenstatt, costumava chamar Maria de "educadora educada", ou seja, a educadora que é ao mesmo tempo, modelo do homem que deve formar.
Porém, Ela não é somente o nosso modelo, mas pela poderosa e materna intercessão, Ela é a cooperadora activa no caminho de santificação de cada um de nós, os filhos que em Cristo, a recebeu como Mãe espiritual."


"Diz-nos o Padre Kentenich: A sua tarefa de Mãe consiste em preservar-nos de muitos perigos do corpo e da alma. A sua tarefa educativa impele-a a ajudar-nos e a educar-nos, a fim de que, através da insegurança e angústia assustadoras que inquietam os povos, mais depressa nos tornemos livres de tudo o que não é de Deus, para buscar e encontrar só n'Ele a paz e a segurança, o lar e o ninho.
Ela quer comprovar-se e glorificar-se especialmente como Educadora, estimulando a entregarmo-nos, sem reservas, como instrumentos." (MME, página 155)


O texto, foi retirado do Boletim da Campanha da Mãe Peregrina "Dia da Aliança", de Agosto de 2011.

Fami e Paulo

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Encontro dos Padres de Schoenstatt em Madrid


Aproveitando a presença em Madrid, para as JMJ os Padres de Schoenstatt, alguns seminaristas e alguns postulantes, para o próximo Curso, tiveram um pequeno almoço / encontro, no Santuário de Serrano. Neste encontro estiveram também presentes o Superior Geral dos Padres de Schoenstatt e o Cardeal Emérito de Santiago do Chile, Cardeal Errázuriz.
Para ilustrar este encontro, publicamos algumas fotos onde se podem ver os padres portugueses: Padre Carlos Alberto, Padre Diogo e Padre Tiago.




Fami e Paulo

domingo, 21 de agosto de 2011

Imagens do Festival RTA - Juventude Feminina em Madrid


Publicamos hoje, algumas imagens do Festival RTA da Juventude Feminina de Schoenstatt, onde se vêem algumas das nossas jovens da Juventude Feminina, bem como a Irmã Paula.





Ficam assim, mais alguns registos da presença da nossa Juventude em Madrid. Assim que pesquisarmos mais fotografias, iremos colocando.

Fami e Paulo

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Jornadas Mundiais da Juventude - Imagens dos nossos jovens


O Padre Carlos Alberto enviou-nos alguns links para acedermos a imagens dos encontros internacionais das Juventudes de Schoenstatt
Das imagens do Festival da Aliança, que decorreu na quarta feira dia 17 de Agosto, retirámos estas em que se veêm perfeitamente os nossos rapazes da Juventude Masculina.



Obrigado ao Padre Carlos Alberto por nos ter permitido aceder a estas fotografias. à medida que identificarmos mais fotografias em que apareçam os nossos jovens, iremos publicando.

Fami e Paulo

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Notícias de Madrid (Jornadas Mundiais da Juventude)

Padre Carlos Alberto no autocarro, momentos antes da partida no Domingo de manhã

O Padre Carlos Alberto que está em Madrid a acompanhar os jovens que participam nas Jornadas Mundiais da Juventude, enviou-nos um SMS, pedindo para informar que está tudo a correr bem por lá.
Quem tem lá familiares e amigos, pode estar descansado, pois está tudo a correr pelo melhor.

Fami e Paulo

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Centro Social Padre Kentenich presente no Festival do Bacalhau


Está a decorrer no Jardim Oudinot (Gafanha da Nazaré) o Festival do Bacalhau. Este evento iniciou-se hoje, cerca das 18 horas  e vai decorrer até ao próximo Domingo dia 21 de Agosto.
O Centro Social Padre José Kentenich (e a Creche Jardim de Maria) tem uma quermesse localizada no passeio junto ao navio Santo André.
Se quiser fazer uma visita à quermesse, pode ajudar esta instituição e ganhar um prémio, pois através da compra de uma rifa (no sistema sai sempre), vai levar algo para casa.


Venha visitar a nossa barraquinha!

A Equipa do Blogue

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Programa geral das Jornadas Mundiais da Juventude


Para quem pretender ir acompanhando as Jornadas Mundiais da Juventude 2011, que já estão a decorrer em Madrid, deixamos hoje os momentos mais significativos:

Hoje, dia 16 de Agosto, pelas 20 horas teve lugar a abertura oficial. Foi celebrada uma Missa na Praça Cibeles. Esta Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo de Madrid Cardeal D. António Rouco Varela e foi dedicada à memória do beato João Paulo II.

Amanhã, dia 17 de Agosto, a partir das 10 horas da manhã, existirão catequeses dadas pelos Bispos presentes.

No dia 18 de Agosto, pelas 12 horas, ocorrerá a chegada do Papa Bento XVI ao aeroporto de Barajas.
Mais tarde, pelas 19,30 horas, os jovens darão as boas vindas ao Santo Padre, na Praça Cibeles.

Imagem de uma cruz de madeira, feita pelo Pedro Rocha e que acompanha os nossos jovens nestas Jornadas.

19 de Agosto pelas 19,30 horas terá lugar a Via Crucis entre a Praça de Cibeles e Colón.

No dia 20 de Agosto, pelas 20,30 horas haverá uma vigília com o Papa Bento XVI, no aeródromo Quatro Ventos.

Finalmente, no Domingo dia 21 de Agosto, a partir das 9,30 horas da manhã terá lugar a Missa de Encerramento destas Jornadas Mundiais da Juventude. Esta Missa será celebrada no aeródromo Quatro Ventos.
Pelas 18,30 horas terá lugar a despedida de Bento XVI, no aeroporto.
Será assim o final destas Jornadas Mundiais da Juventude.

Voltamos a pedir orações pelo bom êxito deste importante acontecimento, quer para a Igreja, quer para todo o Mundo.

Fami e Paulo

Actividades das Jornadas Mundiais da Juventude no Santuário de Schoenstatt de Madrid

Santuário de Schoenstatt em Madrid (Pozuelo de Alarcón)

Durante esta semana em que vão decorrer em Madrid, as Jornadas Mundiais da Juventude, o Movimento de Schoenstatt, propõe aos seus jovens (e a todos quantos se quiserem juntar), um conjunto de actividades, que a seguir descriminamos:

De 16 a 21 de Agosto:
O Santuário de Schoenstatt, será um lugar aberto de encontro, oração, silêncio, confissão e celebração durante todo o dia.

Haverá permanentemente pessoas a acolher os peregrinos.

Diáriamente será exposto o Santíssimo para que se possa viver um momento de encontro pessoal com Cristo.

Dias 17, 18 e 19 de Agosto:

Às 10 horas - Catequeses com os Bispos.


No dia 17 de Agosto pelas 19 horas, terá lugar o Festival da Aliança. Através de diferentes meios de expressão (musicais, audiovisuais, testemunhos, entre outros) a juventude internacional do Movimento de Schoenstatt, quer celebrar, partilhar e oferecer a toda a Igreja e ao Mundo, a riqueza de viver em Aliança com Maria.


No dia 20 de Agosto, pelas 09 h 30 m, será celebrada uma eucaristia de envio, seguida de peregrinação até aos Quatro Ventos, onde terá lugar o encontro com o Papa Bento XVI. 

Além deste programa no Santuário de Schoenstatt, existe um programa central das Jornadas Mundiais da Juventude, que apresentaremos amanhã.

Fami e Paulo

domingo, 14 de agosto de 2011

Juventude de Schoenstatt partiu para as Jornadas Mundiais


Hoje, Domingo por volta das 11 horas da manhã, partiu do Santuário de Schoenstatt, o autocarro que levou os nossos jovens (das Juventudes Feminina e Masculina) até Madrid, onde vão participar nas Jornadas Mundiais da Juventude. 



Todos chegaram bem cedo, para colocarem as bagagens no autocarro. Além das suas coisas pessoais, todos levaram muita expectativa, alguma ansiedade e o coração cheio de vontade de acolher e partilhar.


A Eucaristia que antecedeu a partida, onde se pediu pelo êxito destas Jornadas Mundiais. A Juventude de Schoenstatt, quer através deste encontro mundial, mostrar a todos os jovens  a toda a Igreja, como é a riqueza de viver em Aliança com Maria.



Schoenstatt sempre bem destacado!


O momento da partida.
Pedimos a todos, que nesta semana tão importante para os nossos jovens, que peçam nas suas orações, para que tudo corra bem e pelo bom êxito destas Jornadas Mundiais da Juventude.

Fami e Paulo

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pequenas Marias - Novo Grupo da Juventude Feminina de Schoenstatt


No último fim-de-semana de Julho de 2011 (dias 29 e 30) o nosso grupo, Pequenas Marias, esteve em encontro a fim de se preparar para o compromisso da entrega do lenço da JFS. Na sexta-feira começámos com um delicioso jantar partilhado, no qual colocámos todas as conversas em dia. Para o final do nosso serão vimos um filme muito interessante: “Bella”. No Sábado fomos visitar a Mãe ao Santuário e de seguida debruçámo-nos na nossa anilha feita de fimo, para cada uma pôr no seu lenço. Depois das anilhas prontas preparámo-nos para a missa e no fim desta chegou o momento mais aguardado, concentrámo-nos no Santuário e de lá saiu oficialmente o novo grupo do ramo da JFS de Aveiro, cheio de felicidade por este dia tão especial.


Porque para cada uma de nós é um orgulho ter integrado este ramo com maior profundidade. Com este lenço somos Pequenas Marias para o Mundo!


Beatriz Lourenço - JFS

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A Lídia regressou à casa do Pai


Amiga Lídia:

O primeiro pensamento que nos surge, neste momento de dor, é o de perguntar a Deus – Porquê?
Mas, à luz da Fé e como todos estamos de passagem, talvez seja mais prudente, virar as coisas ao contrário e agradecer a Deus por teres estado connosco!
Chegaste com o teu sorriso bonito, com a tua descrição e os teus silêncios, para participar sempre com muita dedicação!
Deste-nos um exemplo de paciência, coragem e de fé!
Unimo-nos a todos que te amam e não conseguem esconder a sua dor. Voltaste para descansar nos “braços” do Pai do Céu!
Agora sabemos que olharás por todos nós eternamente.
Nunca te esqueceremos.

Um abraço de todas as Mães de Schoenstatt, que te têm acompanhado com as suas orações.

Descansa em paz!

Homenagem da Liga das Mães de Schoenstatt à Lidia.

(No próximo dia 18, a Missa da Aliança será celebrada em sua memória)

A MIMA na Festa do Bacalhau

 A MIMA é uma amiga que está sempre presente


A MIMA estará novamente na FESTA do BACALHAU a decorrer na próxima semana no Jardim Oudinot. Este projecto da Creche Jardim de Maria continua a crescer e por isso a idealizar e desenvolver novos artigos que darão muitas alegrias aos mais pequenos e tornará mais primaveril a decoração lá em casa. Não deixe de nos visitar!


Para todo este trabalho manual e por isso personalizado, são várias as pessoas que se empenham nesta causa de ajudar a Creche Jardim de Maria. Um muito obrigado!
MP

terça-feira, 9 de agosto de 2011

A equipa "Bento 16"


Nas JMJ2005 em Colónia, na Alemanha, a Juventude de Schoenstatt de Portugal destacou-se pelas t-shirts "Bento 16". O Papa bento XVI tornou-se assim um "atleta" da fé, um herói para muitos jovens. Não é verdade que normalmente os jovens vestem a camisola dos seus ídolos, dos seus heróis?


Este ano os nossos rapazes não só apoiam como querem também "entrar em campo". Depois de semanas de preparação, eles começam a intensificar o "treino" na conquista de muitas bolas para o Capital de Graças. Já rezaram, até ao momento, 161.348 Avé-Marias. Falta muito pouco para o início do jogo.
MP

Ainda... eu acredito!


Estava a procurar uma imagem na Google sobre um tema de Schoenstatt quando vi uns rostos bem conhecidos: o Papa Bento XVI e o Pedro Rocha e Melo da JMS de Lisboa. Uma fotografia que testemunha o acontecimento de 22 de Junho de 2011, durante a Audiência Geral no Vaticano, em que os jovens representantes do "Eu acredito" entregaram ao Santo Padre o livro com testemunhos e uma t-shirt. Na Alemanha, em Portugal, em Roma ou em Madrid, a Juventude de Schoenstatt de Portugal sempre com o Papa Bento XVI.
MP

sábado, 6 de agosto de 2011

A Mãe Peregrina do Atelier de Costura


Peregrinar de casa em casa. Entrar na nossa casa, na nossa rotina diária, nas mais pequenas actividades. Ela está aí, no meio da nossa vidas. É a Imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt que não só peregrina pelas ruas das nossas paróquias, como também une pessoas, famílias que têm algo em comum, que abraçam o mesmo projecto, que têm os mesmos interesses. A Mãe Peregrina do Atelier de Costura do Centro Social Padre José Kentenich ganhou uma expressão muito original nos símbolos que cada elemento foi criando, alguns segundo a sugestão dos filhos. São almofadas para alfinetes em forma de coração, de sol, com flores ou mesmo em forma de coroa de espinhos, como simboliza a almofada à volta da cruz. 


Felicitamos a responsável pelo Atelier e a todas as participantes por esta iniciativa tão original, especialmente por ousarem convidar a Mãe de Deus a ser sua mestra também nesta área, uma profissão que certamente Nossa Senhora conhecia muito bem.
MP

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Creche Jardim de Maria - Festa de final do ano


A Creche Jardim de Maria realizou a festa de final do ano na passada semana, no dia dos avós. Foram muitos - avós, pais e irmãos, tios e primos - que se deixaram encantar com os seus pequenitos. Com apenas quatro apresentações, mas com muita alegria e peripécias dos mais traquinas, os bebés mostraram já muitos dos dons que desenvolveram. Foi muito interessante ouvir como os do berçário têm ensaiado os ritmos musicais. Será fruto da "longa experiência" com os guizos? 


As crianças de dois anos fizeram uma viagem pelo mar e os mais velhos, de três anos e finalistas, encenaram uma história. Tantos talentos já despertados! Os avós e os pais receberam uma lembrança.  Parabéns às educadoras pelo bonito trabalho que estão a realizar!
A Creche Jardim de Maria termina assim o primeiro ano de actividade com sucesso, pois eles (os mais pequeninos) são as sementes que germinam e crescem na sua originalidade e diversidade!
MP

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Schoenstatt tem (mesmo muito) talento


Na passada quinta feira (dia 28 de Julho) a Juventude de Schoenstatt apresentou no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, o espectáculo "Schoenstatt Tem Talento". Este espectáculo teve como objectivo a angariação de fundos, para ajudar a custear a viagem a Madrid, para a participação nas Jornadas Mundiais da Juventude.


Os nossos jovens estão de parabéns. Conseguiram idealizar e levar a cena um espectáculo muito bom, que mereceu rasgados elogios. Fruto de muito trabalho e muitas horas de ensaio, este espectáculo vem provar (se tal é necessário) que o trabalho, o esforço e a dedicação, são um excelente caminho para se alcançar o sucesso.


Ficou também demonstrado, que os jovens quando se aplicam, conseguem alcançar excelentes resultados. Ficámos também um pouco mais descansados em relação à nossa sociedade, pois podemos confiar na nossa juventude, para no futuro, empreenderem missões muito mais complicadas.


Parabéns a todos quantos colaboraram neste espectáculo e muito obrigado pelo magnifico serão que nos proporcionaram.



O final do espectáculo, com uma participação muito especial, a nossa querida MTA.


Os apresentadores, (Paula e João) estiveram simplesmente espectaculares e contríbuiram também para o grande sucesso deste espectáculo.

Fami e Paulo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...