quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Jornadas de Verão do 1º Curso da União de Famílias – A vivência dos filhos

Cartazes ilustrando o “sal” das famílias e do Padre Zé

As Jornadas de Verão do 1º Curso da União Apostólica de Famílias são um ponto alto do ano, tanto para os pais como para… OS FILHOS! São a oportunidade de estarmos todos juntos, não apenas durante uma tarde ou um fim-de-semana, mas durante uma semana inteira!
Este ano, as Jornadas começaram com a celebração das Bodas de Prata do casal Nunes de Arvins, seguida de jantar e grande festa.
Na Missa do dia seguinte, o Padre Zé Melo introduziu as Jornadas, que tinham como tema “Vós sois o sal…”.
Enquanto os pais tinham formação, passámos uma bela tarde no Jardim Oudinot e, por vezes, tivemos atividades relacionadas com o que os pais estavam a trabalhar. Descobrimos a “fórmula química” do sal de cada família, escrevendo o que cada filho achava das outras famílias. Ninguém escreveu no cartaz da sua própria família, só nos das outras! Depois, cada família partilhou a sua “fórmula” com todos os outros. Fizemos o mesmo para o Padre Zé, que também nos presenteou o seu sal.

Rezando o terço em comunidade

Ouvimos histórias relacionadas com o tema e ainda inventámos um hino para estas Jornadas…
Das atividades pais-filhos fizeram parte a Eucaristia diária, o terço todas as noites e, claro, os extraordinários passeios! 

Construção do terço na praia…

 …com teatrinho dos mistérios.

Visitámos o Sea Festival e passámos um dia muito agradável na Praia Fluvial “Olhos de Fervença”. Tivemos ainda direito a uma fantástica tarde de praia, onde rezámos o terço, tendo preparado um pequeno “teatrinho” para cada mistério. Depois da oração da noite, também na praia, não podia faltar uma ida à Tripa!


A bordo do navio “Santa Maria Manuela”, no Sea Festival

Dentro do “campus”, a alegria também não faltou: tivemos jogos pais-filhos, uma “selvagem” guerra de balões de água, noites de karaoke e churrasco ao ar livre seguido de “baile da comunidade”. O resto do tempo foi ocupado com a imparável brincadeira!

Preparação para os jogos pais-filhos

Noite animada de karaoke…

…e dança também.

Até os mais pequenos dançam…

…e oferecem Capital de Graças!

No final da Missa de encerramento das Jornadas, peregrinámos até ao Quarto do Pai Fundador e, quando saímos, “choveram” rebuçados da janela, lançados pelo Padre Zé (como o Padre Kentenich costumava fazer).

Uma chuva de rebuçados em pleno dia de Sol

À despedida cantámos o nosso “Hino das Jornadas”, acompanhados à guitarra pelo Padre Zé e pela Maria Cravo (uma das filhas).


Cantando o nosso hino…

…e todos (as famílias, os Assessores, os filhos, os pais…) “serão abençoados porque o Senhor vai derramar o Seu amor”! 

Foi uma semana incrível para todos estes filhos que têm crescido juntos desde os primórdios da União de Famílias, unidos por uma forte amizade, bem enraizada no coração e em Deus! Só é pena que tenha passado tão depressa… Mas para o ano há mais!

Catarina Coutinho

1 comentário:

Celia Lisboa disse...

GRANDE FESTA, QUE BOM.
TENHO MUITAS SAUDADES DE TER ESTA ANIMAÇÃO AQUI EM LISBOA. É dificil estar 2 meses sem qualquer atividade e este ano estivemos mesmo sem o Santuário. É certo que a MÃE está sempre connosco mas faz muita falta aquele cantinho do céu.
BOM recomeço para todos.
ABRAÇO EM ALIANÇA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...