domingo, 30 de setembro de 2012

Editorial de Outubro 2012 - Nada sem Ti, nada sem nós


A abertura do Ano da Fé realiza-se a 11 de Outubro e, com toda a Igreja, queremos celebrar este ano no espírito que nos deixou o papa Bento XVI na carta apostólica Porta Fidei,"um convite para uma autêntica conversão ao Senhor, único Salvador do mundo" (6) e para "descobrir novamente os conteúdos da fé professada, celebrada, vivida e rezada" (9).
O Ano da Fé é também um apelo à missão da Igreja porque "também hoje é necessário um empenho eclesial mais convicto a favor duma nova evangelização, para descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé." (7)
Precisamente para este mês de Outubro de 2012, Bento XVI convocou uma Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos tendo por tema A nova evangelização para a transmissão da fé cristã. Temos a alegria e a responsabilidade de ter o P. H. Walter como membro nomeado pelo Santo Padre.
Como Família de Schoenstatt, no terceiro ano a caminho do 2014, também celebramos o Ano da Missão, cuja abertura se realiza a 18 de Outubro, em cada Santuário. Queremos assim, fortalecer em nós o espírito missionário que, pela força da Aliança de Amor, nasce no Santuário. Estaremos assim em sintonia com o pulsar da Igreja, empenhando-nos por contribuir com a nossa originalidade mariana para a renovação da fé e para a construção de uma cultura de aliança.
Como símbolo deste ano acompanha-nos a cruz missionária e a imagem da Mãe Peregrina.
Maria é Mãe Peregrina da Fé, é Rainha da nova evangelização. Foi assim que no dia 8 de Setembro Ela foi coroada, em Schoenstatt, numa celebração presidida pelo Arcebispo Rino Fisichella. Na sua homilia, o Presidente do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, uniu-nos espiritualmente à visita que o Santo Padre fará a Loreto e, no Santuário Original de Schoenstatt, entregou a Maria o sínodo sobre a Nova Evangelização e o Ano da Fé.
"Maria recorda-nos, hoje, o compromisso de fé (1Tes 1,3). Um compromisso de evangelizar em todo o lado e apesar de tudo. A bela oração que se faz aqui diante da Virgem 'Nada sem ti, nada sem nós', converte-se numa prenda da nova evangelização. Um compromisso que hoje assumimos diante dela com a promessa de o conservar cada dia e fazê-lo sempre mais fecundo: assim como ela fez com a vida de Jesus, que 'conservava tudo no seu coração...' Por ele, Jesus 'crescia' junto a ela. Jesus deve crescer em nós e sua Mãe é a via privilegiada para aceder ao seu mistério." 
Padre José Melo
Director Nacional do Movimento 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...