terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Segundo Domingo do Advento 2012


No segundo domingo do Advento, a liturgia falou-nos de São João Baptista:
O papel de João Baptista como Precursor é muito preciso: preparar os caminhos do Senhor (Isaías. 40,3). Deverá anunciar um baptismo no Espírito para a remissão dos pecados, um baptismo que será luz "para iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte" (Lucas 1,79), como dirá Zacarias, no cântico que entoou quando pôde falar. Conhece a sua missão e designa-se a si mesmo como "a voz que clama no deserto".
O sentido do seu papel fizeram de João Baptista uma figura sempre actual através dos séculos. Não se pode falar dele sem falar de Cristo, mas a Igreja não lembra nunca a vinda de Cristo sem lembrar o Precursor.
A Igreja e cada um de nós, tem como missão preparar os caminhos do Senhor, anunciar a Boa Nova.


Por ser o Domingo antes do "Dia da Palavra", da Missão Jubilar, a Bíblia teve lugar a um destaque especial:
"Iniciamos o Advento. Ao longo de quatro semanas vamos acolher a Palavra de Deus e viver esta pedagogia divina que nos prepara para celebrar o mistério do Natal.
Estamos voltados agora para a Missão 11, de Dezembro, pela preparação do Dia da Palavra, que tem sabor a Natal, acolhendo a beleza do Dom que é Deus feito Palavra. O Natal é esta Palavra de Deus para sempre dita à humanidade, porque o "Verbo de Deus de fez Homem" (João 1, 14).
(Excerto da mensagem de D. António Francisco para o Advento 2012)


A Missa foi preparada e animada pela Liga das Famílias, por ser este o segundo Domingo do mês. Os casais que celebram aniversário de matrimónio no mês de Dezembro, puderam renovar as promessas matrimoniais.

"Ocorrendo o aniversário da celebração do sacramento do Matrimónio, em que unistes as vossas vidas com um vínculo indissolúvel  desejais agora renovar diante do Senhor os compromissos que então assumistes."


"O Senhor vos guarde em todos os dias da vossa vida. Seja o vosso conforto na tristeza e auxílio na prosperidade, encha a vossa casa com a abundância das suas bênçãos."
(Pequenos excertos da renovação das promessas matrimoniais)

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...