domingo, 2 de dezembro de 2012

Primeiro Domingo do Advento 2012


Esta celebração festiva do mistério da Encarnação exige um tempo de preparação, que nos disponha a vivê-lo convenientemente: o Advento. Trata-se de um período curto de quatro semanas, que começa no Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e se prolonga até ao Natal.
A palavra advento (do latim adventus) significa vinda ou chegada. Os romanos acreditavam que, uma vez por ano, as divindades vinham ao templo que lhes era dedicado. O termo advento servia para designar esse acontecimento. Mas o termo era usado igualmente para designar a visita do imperador a uma cidade.
Compreende-se pois, que na linguagem cristã a palavra tivesse sido adoptada para referir a vinda de  Cristo, o Senhor no fim dos tempos e a sua vinda até nós, assumindo a nossa humanidade.


O tempo do Advento é, assim  o tempo de preparação da vinda do Senhor: vinda na Encarnação (Natal), mas também a sua vinda gloriosa no final dos tempos. Trata-se no fundo, de uma única realidade: a vinda histórica de Jesus, há dois mil anos no seu nascimento, foi o começo da contínua vinda do Senhor, até ao fim dos dos tempos.
(Texto extraído de uma reflexão do Padre Carlos Cabecinhas, publicado no sitio da Diocese de Leiria-Fátima).

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...