sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Encontro de Juventude Feminina de Schoenstatt de Aveiro


A juventude feminina de Schoenstatt reuniu-se, num encontro de dois dias, para receber e partilhar do impulso missionário do Ano da Missão. "Marcar a diferença!" - é objetivo e tarefa para este ano. Não é ser melhor ou pior que as outras, mas sim diferente. Uma diferença pelo ideal que se propõem seguir, um ideal que quer, simplesmente, MAIS: o mais alto, o mais longe, o maior. A consciência de que uma jovem schoenstattiana é muitas vezes "apontada" ou "acusada" de ser diferente, estranha, torna-se uma missão. Torna-te aquilo que és! Não ter vergonha de se mostrar assim como é, de manifestar as suas opiniões ou decidir segundo aquilo que acredita, os valores que quer conquistar na sua vida do dia-a-dia, na universidade, na escola ou com os amigos, na vida profissional. "Marcar diferença!" pela positiva, por uma vida com ideais, com metas a conquistar, com caminhos a percorrer e especialmente, uma vida em Aliança de Amor com a RTA. 


Muitas vezes pensamos que é mais difícil viver os ideais da juventude nos dias de hoje, por isso ouvimos, neste encontro, o testemunho de duas das primeiras jovens de Schoenstatt em Portugal. Cada época tem os seus desafios. A Fátima Dolores contou-nos sobre o início da JFS em Aveiro, especialmente sobre os esforços e aspiração séria que se fazia naquele tempo. A Ir.Eugénia, das Irmãs de Maria, que pertenceu ao primeiro grupo de jovens de Lisboa, contou-nos um pouco sobre o seu grupo "Primavera do Reino", mas depressa passou a outro tema que não deu mais para se desligar dele: o seu encontro com o nosso Pai e Fundador, quando ainda era uma jovem. Pudemos ver fotografias desse encontro. Nos dois testemunhos, sentimos a importância da JFS na vida de cada.
Outro impulso foi-nos transmitido por um vídeo sobre Bethany Hamilton, uma jovem surfista dos nossos dias que "marca a diferença", não porque é diferente fisicamente, pois um tubarão comeu-lhe o braço, mas porque marcou a diferença na maneira como superou, lutou com coragem, venceu toda essa situação e hoje é um testemunho vivo de que "a sua fé marcou a diferença".

 
Depois do almoço festivo que as jovens prepararam, tivemos um momento prático de convívio, em que cada uma fez um pequeno quadro com um presépio, usando a técnica Patchwork. Ficaram muito originais, um pequeno presente apostólico de Natal.
 
MP
 
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...