terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Figuras do Advento - o Profeta Isaías


As leituras do Advento colocam-nos em contacto frequente com Isaías. É o profeta por excelência do tempo da espera.
Tudo deve ceder perante este visionário, emocionado pelo esplendor futuro do Reino de Deus inaugurado com a vinda de um Príncipe de paz e justiça.
O profeta é conhecido apenas pelas suas obras, mas estas são tão características que através delas podemos conhecer a sua pessoa.
Isaías viveu no século VIII A.C., numa época de esplendor e prosperidade. Raramente os reinos de Judá e Samaria haviam conhecido tal optimismo. No meio deste frágil paraíso, Isaías vai erguer-se valorosamente e realizar a sua missão: mostrar ao seu povo a ruína que o espera, devido à sua negligência.
Era originário de Jerusalém e pertencia a uma família de elevada posição social. Pensa-se que recebeu uma educação esmerada nas escolas de escribas e de "sábios" onde se formavam os funcionários da corte real. Conseguiu exprimir-se num estilo inovador, repleto de imagens e de imponência religiosa.
Numa linguagem poética, anuncia o Messias e canta o júbilo que faria estremecer as entranhas do seu povo. O nascimento do Emanuel, "Deus connosco", reconfortará um reino dividido pelo cisma de dez tribos.
Segundo Isaías, a única atitude fundamental é a fé, a renúncia a qualquer segurança baseada na política ou nas armas. Só a fé no Senhor pode salvar.
Mesmo nos momentos de maior perigo, Isaías promete a libertação a quem puser toda a sua confiança no Senhor. É o maior dos profetas messiânicos.
O Messias que anuncia é um descendente de David que fará reinar a justiça e a paz sobre a terra.

Nota: Texto retirado de um trabalho publicado no sitio da Diocese de Leiria - Fátima.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...