quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Jornadas de Verão do 1º Curso da União Apostólica de Familias

Uma das Eucaristias no Santuário

Entre os dias 4 e 11 de Agosto, realizaram-se na Casa José Engling, à sombra do Santuário Tabor Matris Ecclesiae, as habituais Jornadas de Verão do 1º Curso da União Apostólica de Famílias de Schoenstatt em Portugal.
Nas Jornadas estiveram presentes as oito famílias que compõem este curso, com 23 (de um total de 31) filhos, e um dos Assistentes de Fundação, o Padre José Melo. A Irmã M. Liane esteve ausente fisicamente, mas presente em espírito e oração.
Um ano após a nossa Consagração Perpétua, estas Jornadas foram um tempo excecional de partilha, formação, reflexão, convívio, alegria, ação de graças… e muita oração.
As atividades conjuntas de pais e filhos são fundamentais, e delas fazem parte a Eucaristia diária, a oração da manhã, o terço à noite com dinâmicas apropriadas aos mais pequenos, os passeios e as brincadeiras!

No Ilhavo Sea Festival
Este ano começámos as Jornadas em festa e ação de graças, com a Eucaristia de celebração das Bodas de Prata do casal Maria da Luz e Eduardo Arvins. Passámos um dia na praia fluvial «Olhos de Fervença», fomos ao «Sea Festival» de Ílhavo e rezámos o terço na praia, com os mistérios teatralizados pelos filhos. Não podia faltar uma ida à «tripa», tão do agrado dos mais pequenos (e não só)!

Jogos tradicionais pais / filhos

 Queremos expressar a nossa gratidão:
  • ao Padre José Melo, pela riqueza dos temas de formação e reflexão, em que aprofundámos o tesouro do Sacramento do Matrimónio;
  • ao casal Fátima e Hélder Rocha, pela fantástica coordenação das jornadas;
  • ao Padre Carlos Alberto e todo o pessoal da Casa José Engling, pela forma como fomos acolhidos;
  • às Irmãs de Maria, pelo caloroso acolhimento que sempre nos oferecem (e por manterem o Santuário sempre tão lindo!);
  • ao Senhor Bispo Emérito D. António Marcelino, que nos interpelou fortemente numa conferência sobre a Exortação Apostólica «Familiaris Consortio».

O Terço rezado na praia

 Em peregrinação desde o Santuário até ao Quarto do Pai e Fundador
Com um lema fortemente motivador, «Vós sois o sal…», estes dias foram de extraordinária riqueza. Um momento especial foi a descoberta de qual é «o sal» de cada uma das famílias deste curso, apresentada pelo conjunto dos filhos das outras famílias, em desenhos e frases.

O sal, símbolo destas Jornadas

Podemos resumir as Jornadas de Verão em poucas palavras: Vivendo em Família de famílias, ouvir constantemente o coração de Deus, sentirmo-nos sempre no colo da MTA, e receber fortes inspirações do Pai Fundador.

“Reina sobre nós,
como agrada a Deus
transforma-nos em sal
e fermento do mundo;
faz que sejamos um só coração e uma só alma,
como o Senhor implorou outrora na terra”.(Rumo ao Céu,549)


Elisabete e Paulo Coutinho 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...