sábado, 29 de setembro de 2012

A Imagem Peregrina Original já está restaurada


A Divina Providência escreve uma história plena de surpresas. Ninguém imaginaria, quando a notícia do acidente com a Imagem Peregrina Original chocou a Família de Schoenstatt, que somente um mês após, ela poderia ser novamente recebida no Santuário Tabor.
No final da tarde de 28 de setembro, inúmeros filhos de Schoenstatt de Santa Maria e também peregrinos do Paraguai que passam alguns dias junto ao Santuário Tabor, receberam plenos de alegria a Grande Missionária, já restaurada, ao primeiro trono da Mãe Três Vezes Admirável em terras brasileiras.
Ao som do sino, que repicava festivo, a Mãe Peregrina foi acolhida no Santuário. E na Missa festiva que se seguiu, cantos e orações em português, espanhol e guarani, expressavam a alegria de um momento tão especial. Um júbilo que continuou durante a noite, numa vigília de oração no Santuário.
A sua moldura, os detalhes em metal, nem parecem ter saído de um tão grave acidente. Mas a sua estampa carrega as marcas de quem lutou, venceu e ensina os seus filhos: tenham confiança e vocês serão também vitoriosos!
 

Logo depois do acidente, o Sr. Ernesto Brandstetter, do Instituto Secular dos Irmãos de Maria de Schoenstatt, prontificou-se a coordenar os trabalhos da  restauração da imagem. Ele é um especialista no trabalho com madeira, que durante décadas ele acompanhou o Sr. João Pozzobon e a Peregrina Original. Anualmente, antes de renovar a sua consagração à Mãe de Deus na festa da Imaculada Conceição, João Pozzobon confiava ao Sr. Ernesto a sua querida Mãe Peregrina para os restauros necessários depois de um ano em missão.
Foi ele, por exemplo, que ajudou o Sr. João Pozzobon a criar um novo modelo para as imagens peregrinas que visitam as famílias, quando estas se tornaram numerosas e o modelo antigo (sem cortes) se tornou muito caro. Com o novo modelo, ainda usado pelos nossos secretariados, foi possível fabricar as ‘peregrinas’ em série e reduzir os custos, possibilitando que um maior número de famílias recebesse a visita de nossa Mãe. Foi também pelas mãos do Sr. Ernesto que foi feita a primeira Imagem Peregrina Auxiliar. E é da oficina dos Irmãos de Maria em Santa Maria que, até hoje, partem todas as Imagens Peregrinas Auxiliares do mundo inteiro. Por isso, era justo que – mais uma vez – ela voltasse a esta oficina.
Auxiliado pelo seu coirmão, o Sr. Manfred, Sr. Ernesto fez o minucioso trabalho de ‘literalmente’ remontar a moldura de madeira da Imagem Peregrina Original a partir de mais de cinquenta pedaços. Como ele conhecia bem a Peregrina Original (o Sr. João tinha colocado as bases e as portinhas em diferentes etapas, usando diferentes tipos de madeira), conseguiu reconhecer os pedaços, embora muito pequenos, pela cor da madeira. O trabalho da montagem das partes foi tão exato que quase não foi necessário enxertar nova madeira.
 

Na base, portinhas, moldura, também os pedaços menores foram colados um ao outro. Sobre este ‘mosaico’ foi colocada uma fina lâmina de madeira, da cor original da Peregrina. Assim que, como se manifestou o Sr. Manfred, ela ficou ‘levemente mais bonita’ do que antes do acidente, muito embora ‘bem mais fragilizada’. Assim, em apenas duas semanas, graças ao trabalho contínuo dos Irmãos de Maria e de seus funcionários, a Mãe Peregrina Original está novamente ‘de pé’.
E os detalhes? Normalmente são os que mais preocupam, pois a Peregrina Original deve recuperar sua aparência também naqueles detalhes mais pequeninos: as fotos das portinhas, a estrela e a bandeirinha de metal... E as fitas plásticas com o texto junto das fotos? Porque são de um material e uma técnica que já não se utiliza, não havia loja que as possuísse. Foi pesquisado nas escolas, nas casas dos schoenstatteanos, mas nada! Até que alguém teve a ideia: o Diácono Ubaldo Pimentel também tinha este texto nas portinhas da primeira Imagem Auxiliar, que ele recebera do Sr. João em 1979. Será que ele ainda não teria destas fitas? E a Providência nos deu mais um presente: o Sr. Ubaldo não só tinha as fitas em casa, mas simplesmente o resto do rolo com a qual tinha sido feito o texto da Peregrina Original e da sua Peregrina Auxiliar. A Mãe realmente quer sua restauração nos mínimos detalhes.
Somente um mês depois do acidente, o Santuário Tabor espera a Mãe Peregrina Original, agora restaurada pelo amor de seus filhos. Com certeza, na história futura do Movimento de Schoenstatt, ainda ouviremos falar do triste acontecimento de 28 de agosto de 2012 e de seus desdobramentos. Mas, quem sabe também do ardor missionário restaurado no coração de cada filho de Schoenstatt nesta caminhada rumo ao Centenário da Aliança! Assim, apesar da dor deste trágico acontecimento, quem sabe um dia não chegaremos a exclamar: feliz dia 28 de agosto de 2012, quando a Divina Providência marcou a nossa história e fez nascer nova vida!
 
 
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...