segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Celebração da "Coroação da Rainha da Nova Evangelização da Europa

 

 Uma coroa para uma Rainha

 
P. Andrew Pastore. Foi o arcebispo Rino Fisichella que trouxe a Peregrinação Europeia para um contexto mais amplo no sábado à tarde, no dia 8 de Setembro. O Arcebispo, responsável pela Nova Evangelização, veio a Schoenstatt para presidir à Missa da Coroação da Mãe Peregrina como a Rainha da Evangelização. 





Um ano de fé e de nova evangelização
 
A Igreja está a preparar um Sínodo com o tema da Nova Evangelização e o Papa Bento proclamou o Ano da Fé que irá começar em Outubro deste ano. Este evento vai ser realizado 50 anos depois do Concílio Vaticano II e 30 anos depois do Papa João Paulo II ter publicado o Catecismo da Igreja Católica.
O Arcebispo destacou o facto de como o Padre Kentenich antecipou com o seu Movimento muitos dos novos desenvolvimentos que surgiram com o Concílio. Referiu o modo como ele preparou um lugar onde a sociedade actual pode encontrar Maria. Maria é para nós hoje não apenas um exemplo, mas também um desafio. Acreditamos nós como Ela na Palavra de Deus?
 

Desafiados para confiar e testemunhar como ela
 
O Aniversário de Maria é uma festa com uma longa tradição. Sabemos pouco do que se passou nesse dia – mas o que sabemos é claro. Ela acreditou e o Redentor nasceu, viveu e morreu por nós. Hoje, como então – se o Evangelho de Jesus Cristo é para ser entendido na sua relevância somos compelidos como Ela a confiar e a testemunhar.
Depois do sermão a congregação de peregrinos foi chamada a pedir a intercessão de Maria. No silêncio da Igreja do Peregrino a imagem da Mãe Peregrina foi coroada com os aplausos de todos os presentes. 
 
 

Nada sem Ti, nada sem nós 

 
Os aplausos não eram vazios – na Igreja sentia-se a aceitação de ser testemunhas de Maria, mas também os desafios de enfrentar a renovação e o fortalecimento dos caminhos de Cristo numa Europa moderna. Esta fé terá que renascer também no âmbito dos desafios financeiros e políticos do continente.
Foi o Arcebispo que nos recordou uma “oração” que costumamos rezar – Nada sem Ti, nada sem nós. Foi edificante e desafiante na medida em que estamos quase no nosso Ano da Corrente Missionária, para renovar a nossa aliança com a Rainha da Evangelização.
 
Original: Inglese. Traduçã: Maria de Lurdes Dias, Lisboa, Portugal/schoenstatt.org
 
 
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...