terça-feira, 11 de setembro de 2012

Celebração da vestição de 7 noviças das Irmãs de Maria de Schoenstatt, Mutumba

 

BURUNDI, Ir. M. Nicolette Züger. Há cinquenta anos chegaram as primeiras três irmãs a Mutumba. Juntamente com este aniversário, no dia 2 de Setembro foi celebrado com muita alegria a Festa da tomada de Hábito de 7 noviças. A intensa preparação deste dia teve como lema: "Antes de te formar no ventre materno, já te tinha escolhido; antes que saísses do seio materno, já te tinha consagrado, já te tinha nomeado profeta das nações" (Jeremias, 1,5).Depois de um grande temporada de seca, Sábado à noite houve uma forte tempestade com chuva forte. Assim, a criação estava com que "recém-lavada" nesse Domingo de manhã perante o grupo de convidados para a cerimónia: um sinal muito especial do céu para a bênção que se seguia.

 
Pelas 9h 15m as noviças entraram no Santuário da Confiança com os seus vestidos de noiva brancos e radiantes. Foram recebidas por uma grande multidão. As noviças levavam açucenas nas suas mãos. Com uma canção entregaram-se à Virgem Santíssima e renovaram a sua Aliança de Amor. O Padre de Schoenstatt Félicien NIMBONA, que lhes havia ministrado o retiro, foi buscá-las e abençoou cada uma delas. A seguir entraram cantando na Igreja. Esta estava completamente cheia de familiares, amigos e conhecidos, para além de muitas outras pessoas que quiseram partilhar a alegria desta festa.

Presságio da liturgia celestial

 
O pároco do lugar, Rev. Adalberto NOINZIMA presidiu à celebração eucarística. Outros 8 sacerdotes cocelebraram e dois coros marcaram a cerimónia com cânticos adequados à festa. Os seus belos cânticos e as cerimónias celebradas com tanta dignidade foram como um presságio da liturgia celestial. A bonita decoração contribuiu para esta imagem. Na sua pregação, o P. Félicien associou as leituras com o lema das noviças. Destacou em particular que Deus nos ama, a cada um de nós. Por isso, não temos de ter nenhum medo quando Ele nos chama para servir. Incitou especialmente a juventude presente, de estar atenta na escuta da voz de Deus e responder com valentia. "A vinha do Senhor é grande mas os trabalhadores são poucos. Com a Virgem Santíssima podemos caminhar com segurança. No momento da Anunciação, Ela ofereceu a Deus o seu Sim amoroso sem reservas e permaneceu fiel mesmo aos pés da cruz. Ela ajuda-nos a ser fiéis em todas as situações da vida".
 

… entregar todo o seu ser ao Salvador e à sua obra

 
 
Depois de invocar o Espírito Santo e cantar a Letanía Lauretana, a Superiora Provincial, a Ir. Pia-Marit caminhou até ao altar e chamou cada noviça pelo seu nome: Ir. M. Immaculée, Ir. M. Jeanne, Ir. Elisa-Marie, Ir. Michelin, Ir. M. Francine, Ir. M Mathilde, Ir. M. Consolate. Cada uma delas falou e ajoelhou-se. O pároco perguntou-lhes o que desejavam. As noviças responderam que queriam entregar todo o seu ser ao Salvador e pediram para ser admitidas no Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt. Então o Sacerdote abençoou o hábito de Maria e entregou solenemente a cada uma das noviças o hábito, o cinto, o véu, a medalha e uma vela acesa. Os convidados felicitaram as noviças com um forte aplauso.
As noviças retiraram-se para a sacristia. Entretanto, cantou-se o Credo e foram rezadas as petições. Todos esperavam impacientes o seu regresso. Os coros cantaram até que se abriram as portas da sacristia. Que bonita imagem: sete radiantes Irmãs de Maria recém-revestidas. Todos, especialmente os seus familiares, estavam profundamente comovidos.


Acção de graças e alegria

 
As noviças levaram as suas oferendas eucarísticas ao altar como sinal da sua entrega e continuou-se com a celebração da Santa Missa. No momento da acção de graças voltou a instalar-se grande alegria. Todos cantavam, dançavam, aplaudiam e saudavam. Claro que não faltaram os discursos. Em nome dos pais, a mãe de uma expressou a sua alegria. Depois a Ir. Pia-Marit comunicou as saudações da Comunidade Internacional das Irmãs de Maria, em especial da Casa Mãe e da Suíça, rezando-se em seguida especialmente por elas. A Irmã agradeceu aos pais por oferecerem a Deus as suas filhas. O seu agradecimento também se dirigiu ao comité festivo e aos muitos voluntários, que de alma e coração fizeram todo o possível para o êxito deste dia de festa.
 
 

Com Maria, a Mãe e Rainha Vencedora Três Vezes Admirável

 
Depois da bênção, dirigiram-se todos em procissão ao Santuário da Confiança. Ali as noviças consagram-se à Mãe e Rainha Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Os parentes e todos os outros mal podiam esperar o momento para felicitar pessoalmente cada uma das noviças.
Em seguida, os convidados entraram no salão festivo, decorado para a ocasião no Colégio Catequista, para partilharem um belo almoço. A alegria era grande, em todas as partes se viam rostos radiantes. Durante bastante tempo, todos celebraram, conversaram, cantaram e dançaram com o coração cheio de gratidão.
Gratidão aos muitos voluntários que com grande entusiasmo e uma actuação exemplar ajudaram a preparar esta festa. O céu actuou fortemente e todos entoarram o Magnificat da Virgem Santíssima: “A minha alma glorifica o Senhor…”
Que a bênção de Deus acompanhe todos os participantes na sua vida quotidiana, especialmente as sete noviças, para que no caminho que começaram hoje sigam caminhando com uma fidelidade inquebrantável e possam cumprir a sua missão.
 
Original: espanhol. Tradução: Maria de Lurdes Dias, Lisboa, Portugal
 
 
 
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...