quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Rumo a 2014 - Ano do Santuário (2011 -2012)

A 18 de Outubro iniciamos o segundo ano do triénio de preparação para o 2014, declarado como o ANO DO SANTUÁRIO.

1. Porquê um Ano do Santuário?
• Para celebrarmos o dom do Santuário Original, onde nasceu Schoenstatt. Em preparação para os cem anos desse acontecimento, em 2014, queremos abraçar de novo as correntes que brotaram da Aliança de Amor e a ela estão unidas; depois do Ano do Pai, queremos celebrar o Santuário.
• Para nos renovarmos nas nossas fontes interiores. O Santuário que se tornou uma rede de Santuários espalhados por todo o mundo, é um elemento essencial da vida da nossa Família de Schoenstatt. Ao colocá-lo no centro da nossa atenção, queremos assumir de novo a sua riqueza e assim renovar-nos no que nos é mais próprio.
• Para fazer realidade a nossa missão. No caminho para 2014, no contexto do mundo em que vivemos, orienta-nos o lema “Tua Aliança, nossa missão”. O Santuário é para nós a expressão mais visível da Aliança de Amor e podemos também dizer “ Teu Santuário, nossa missão”.
Estes dois aspectos fazem referência ao dinamismo que queremos dar à peregrinação para o 2014: renovação da Aliança de Amor (processo interno); viver e desenvolver uma Cultura de Aliança (processo externo e missionário).




2. Como viver este Ano do Santuário?
Ao início deste ano, agradecemos a Deus o dom do Santuário Original, em Schoenstatt, do qual nasceu uma rede de Santuários pelo mundo e que chegou até nós. Ainda mais conscientes do mistério do Santuário de Schoenstatt, somos convidados a ir beber das suas fontes e fazer dele a nossa missão evangelizadora, no meio dos desertos do nosso tempo. Podemos sugerir alguma pistas para este caminho:
• Visitar mais vezes o Santuário com fé na presença de Maria e na sua fecundidade que quer ver Jesus nascer em nós. Podemos fazê-lo pessoalmente, em grupo ou em família;
• Promover os “Santuários – lar” para a realização da missão de Maria nas famílias;
• Indicar a outros o caminho ao Santuário, como lugar de encontro com Deus e com uma comunidade familiar;
• Na pastoral do Santuário e nos diversos Ramos do Movimento, promover iniciativas para redescobrir o mistério do Santuário de Schoenstatt e fazer dele uma opção fundamental um meio privilegiado para a evangelização;
• Colaborar na Campanha da Mãe Peregrina que possibilita que as graças do Santuário cheguem a tantos lugares;
• Cooperar activamente para a fecundidade do Santuário. Pela Aliança de Amor com Nossa Senhora, comprometemo-nos a viver o lema: “Nada sem ti e nada sem nós.”

A nossa cooperação é o que chamamos “Capital de Graças”, são as nossas ofertas de amor que unem o dia-a-dia com Deus: o esforço pela santidade, a nossa auto – educação, as alegrias, as dificuldades, o amor ao próximo, a vida de oração e os pequenos e grandes sacrifícios.
A caminho de 2014, somos todos convidados a viver este ano com criatividade para renovar a Aliança de Amor e a partir do Santuário, sermos instrumentos de Maria para a realização da Sua missão no nosso tempo.

Tua Aliança, nossa missão! … Teu Santuário, nossa missão!

Padre José Melo
Director Nacional do Movimento de Schoenstatt

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...