terça-feira, 25 de outubro de 2011

Alunos do Colégio Santa Maria


"Deveríamos trazer para aqui o nosso colégio!" Este foi um comentário que se ouviu à saída do Santuário, no final da Santa Missa dos alunos Colégio de Santa Maria, o colégio de Schoenstatt em Lisboa. Mas, como resposta a este comentário, surgiu logo outro: "Não, deveríamos levar este local lá para Lisboa. Precisávamos de um local assim para o colégio!"


Sob o lema do ano letivo 2011-2012 -  "Se persisto... Conquisto!" - alguns alunos deste colégio, junto com os seus professores, acamparam durante alguns dias numa quinta próxima de Aveiro. Ao regressarem a Lisboa, passaram no Centro Tabor para participarem da Santa Missa celebrada pelo Padre Carlos Alberto.


Colégio de Santa Maria, como instituição educativa, tem o seu eixo articulador na proposta pedagógica do P. José Kentenich (1885-1968), fundador do Movimento de Schoenstatt. Desde o início do seu trabalho sacerdotal, José Kentenich distinguiu-se pelo seu carisma pedagógico, valorizando profundamente a essência positiva do ser humano e educando a partir da convicção de que cada pessoa é única, tem uma missão no mundo e deve desenvolver ao máximo as suas capacidades, a primeira das quais é a capacidade de amar. A visão da fé como um constante diálogo com o Deus da vida real move-o a procurar permanentemente a união entre o que é humano e o que é divino, no quotidiano concreto.
 Finalmente, é também central na visão educativa de J. Kentenich que o ser humano se desenvolva como parte de uma comunidade viva dentro da sociedade na qual se encontra inserido e, ao mesmo tempo, que procure articular formas de envolvimento na proposta e na construção de uma nova sociedade. O Colégio de Santa Maria esforça-se diariamente por pôr em prática esta visão. (Texto do site oficial do colégio)
MP


Para saber mais: http://www.santamaria.edu.pt/



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...