terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Missa da Celebração da Solenidade da Sagrada Família



"Que Nazaré nos ensine o que é a família ..."
(Papa Paulo VI)


No passado Domingo, dia 27 de Dezembro de 2009, realizou-se na Missa dominical das 17 horas, no Santuário de Schoenstatt, a consagração das famílias a Nossa Senhora. Esta consagração inseriu-se nas comemorações da Solenidade da Sagrada Família.
Com o salão cheio, assistiu-se a uma bonita celebração que teve sempre presente este tema.
Foram abençoadas as imagens da Sagrada Família que as famílias trouxeram de suas casas, para esta celebração. Uma família em representação de todas as outras, levou para o altar, durante o ofertório, a sua imagem que foi abençoada e ficou no altar até ao final da cerimónia.




A entrega da imagem da Sagrada Família, que ficou no altar

Como curiosidade, podemos acrescentar que, por ser dia da Sagrada Família, as leituras foram feitas, por uma só família, neste caso o pai, a mãe e o filho.
No final, foi rezada por todos, a Oração de consagração das Famílias a Nossa Senhora, que aqui transcrevemos, para que quem não pôde estar presente nesta celebração, possa também consagrar a sua família.
A terminar foi dado a beijar a imagem do Menino Jesus.

 

 
A imagem do Menino Jesus a ser beijada
 
 
Oração de Consagração das Famílias a Nossa Senhora


Ó SENHORA NOSSA!

Ó NOSSA MÃE!

Nesta festa dedicada à Sagrada Família, queremos oferecer--te tudo o que somos e temos, e entregar-te as nossas vidas de casal e de família.
Sabemos que só com a Tua força e protecção, poderemos cumprir a missão que nos foi confiada, como famílias: sermos para a Igreja e para o mundo, reflexo do amor de Deus Trino, santuário de vida e amor, à imagem da Família de Nazaré.
Por isso, e na fidelidade à mensagem de Fátima, cheios de confiança e humildade, como famílias, CONSAGRAMO-NOS AO TEU CORAÇÃO IMACULADO!
Oferecemos-Te os nossos olhos, os nossos ouvidos, a nossa boca, o nosso coração… Enfim, todo o nosso ser.
Com a Tua ajuda, Mãe, comprometemo-nos a crescer no amor para servir a vida em cada um de nós, no casal, nos filhos já nascidos e nos que hão-de nascer, nos idosos, nos doentes e em todos aqueles que precisam de nós.
Acolhe-nos, Mãe, e leva-nos a Jesus.
Ajuda-nos a crescer na Fé, na Esperança e na Caridade.
Implora para nós a força e a luz do Espírito Santo. Que Ele nos transforme em famílias Santas, Igreja viva para a Nova Evangelização, e assim seremos fermento de um mundo novo, onde reinem a verdade, a solidariedade, a generosidade, a justiça e a paz.
Mãe do Coração Imaculado, Rainha da Família e Rainha da Paz! Olha a todos com misericórdia, em particular todas as famílias em dificuldades materiais ou espirituais. Lembra-Te, ó Mãe, dos que não têm família e das famílias sem Deus.
A Ti nos entregamos, confiando na Tua bondade.
Aceita a nossa consagração e vem connosco para os nossos lares. Actua aí como Mãe e Educadora de cada família, para que o Amor e a Vida do Pai, do Filho e do Espírito Santo, habitem e cresçam em cada um de nós. Sempre.

Amén.

Equipa de Divulgação do Jubileu 2010

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...