terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Guião para a Celebração da Solenidade da Sagrada Família



Imagem da Sagrada Família

CELEBRAÇÃO DA SOLENIDADE DA SAGRADA FAMÍLIA

«Que Nazaré nos ensine o que é a família, a sua comunhão de amor, a sua austera e simples beleza, o seu carácter sagrado e inviolável.» (Papa Paulo VI)

27 de Dezembro de 2009

Movimento Apostólico de Schoenstatt

Introdução ao espírito da Celebração da Solenidade da Sagrada Família

(Sugere-se a leitura por um casal)

A celebração da Solenidade da Sagrada Família de Nazaré reforça o apelo do Papa Bento XVI: “É firme convicção da Igreja que os problemas actuais têm a sua verdadeira solução num regresso à solidez da família cristã, assente no matrimónio, como «aliança conjugal na qual o homem e a mulher se dão e se recebem» (cf. Gaudium et Spes, 48), lugar de confiança mútua, de dom recíproco, de respeito da liberdade e de educação para a vida social.”

Trata-se de um convite a tornarmo-nos verdadeira comunidade de amor, perdurável e inabalável, onde a vida humana possa germinar e crescer, onde possa ser defendida por todos, desde o instante da concepção até ao seu fenecimento natural.

Como famílias cristãs, devemos reafirmar, uma vez mais, que o Domingo é o Dia da Família, porque é o Dia do Senhor, o Dia do Homem, o Dia da Igreja.

O Santo Padre Bento XVI acredita que a família é “a principal agência da paz” no mundo, se aí existir Vida e Amor. Sabemos que neste tempo de crise, mas também de desafios e esperanças, é fundamentalmente nas famílias e através das famílias que nasce e se desenvolve a cultura do amor.

Nesta Eucaristia, peçamos de modo especial que a Sagrada Família de Nazaré, pela fidelidade com que viveu a missão recebida de Deus, seja o modelo inspirador de todas as famílias. Celebrar a sua festa é recordar que o amor familiar é a experiência humana do amor infinito do Deus da Vida.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURA I : Sir 3, 3-7.14-17a (gr. 2-6.12-14)
«Aquele que teme a Deus honra os seus pais»

SALMO RESPONSORIAL: Salmo 127 (128), 1-2.3.4-5 (R. cf. 1) Refrão: Felizes os que esperam no Senhor e seguem os seus caminhos.

LEITURA II: Col 3, 12-21
A vida doméstica no Senhor

EVANGELHO: Lc 2, 41-52
Jesus é encontrado por seus pais no meio dos doutores

Oração dos Fiéis
(Sugere-se a leitura pelos vários membros de uma família, pais e filhos)

1. Para que a Santa Igreja, nossa mãe, seja o rosto de uma verdadeira família, onde se saiba amar, perdoar e acolher, oremos ao Senhor.

2. Para que em todas as famílias do nosso tempo, cresça o gosto e a procura da verdade, e haja fome e sede do Deus vivo, oremos ao Senhor.

3. Para que os pais vejam em todos os seus filhos uma dádiva do Amor de Deus, Senhor da Vida, e os acolham e amem incondicionalmente, oremos ao Senhor.

4. Para que todos os filhos sejam respeitadores dos seus pais e consigam ver neles o Rosto do Pai do Céu, oremos ao Senhor.

5. Para que os pais cristãos e os seus filhos façam das suas famílias lares de paz e verdadeiras Igrejas domésticas, a exemplo da Família de Nazaré, oremos ao Senhor.

6. Para que as famílias que têm pão não o deixem faltar nas famílias que o não têm, oremos ao Senhor.

7. Para que todos os pais e filhos que Deus já chamou a Si, e que acreditaram no Seu Filho, sejam participantes da Sua Glória, oremos ao Senhor.

OFERTÓRIO

Sugestões para o ofertório:

 Para esta Eucaristia, cada família traz consigo a Sagrada Família do seu presépio para ser abençoada. As famílias devem ser avisadas antecipadamente para trazerem a Sagrada Família do presépio.

 No ofertório, uma família, em representação de todas as famílias, leva ao altar a Sagrada Família do seu presépio, que será abençoada e ficará no altar até ao final da Celebração.

 O Sacerdote percorre a Assembleia, abençoando todas as Sagradas Famílias presentes.


Depois da oração pós-comunhão, todas as famílias presentes rezam a Oração de Consagração a Nossa Senhora.


Oração de Consagração das Famílias

a Nossa Senhora

Ó SENHORA NOSSA!
Ó NOSSA MÃE!

Nesta festa dedicada à Sagrada Família, queremos oferecer--te tudo o que somos e temos, e entregar-te as nossas vidas de casal e de família.

Sabemos que só com a Tua força e protecção, poderemos cumprir a missão que nos foi confiada, como famílias: sermos para a Igreja e para o mundo, reflexo do amor de Deus Trino, santuário de vida e amor, à imagem da Família de Nazaré.

Por isso, e na fidelidade à mensagem de Fátima, cheios de confiança e humildade, como famílias, CONSAGRAMO-NOS AO TEU CORAÇÃO IMACULADO!

Oferecemos-Te os nossos olhos, os nossos ouvidos, a nossa boca, o nosso coração… Enfim, todo o nosso ser.

Com a Tua ajuda, Mãe, comprometemo-nos a crescer no amor para servir a vida em cada um de nós, no casal, nos filhos já nascidos e nos que hão-de nascer, nos idosos, nos doentes e em todos aqueles que precisam de nós.

Acolhe-nos, Mãe, e leva-nos a Jesus.

Ajuda-nos a crescer na Fé, na Esperança e na Caridade.

Implora para nós a força e a luz do Espírito Santo. Que Ele nos transforme em famílias Santas, Igreja viva para a Nova Evangelização, e assim seremos fermento de um mundo novo, onde reinem a verdade, a solidariedade, a generosidade, a justiça e a paz.

Mãe do Coração Imaculado, Rainha da Família e Rainha da Paz! Olha a todos com misericórdia, em particular todas as famílias em dificuldades materiais ou espirituais. Lembra-Te, ó Mãe, dos que não têm família e das famílias sem Deus.

A Ti nos entregamos, confiando na Tua bondade.

Aceita a nossa consagração e vem connosco para os nossos lares. Actua aí como Mãe e Educadora de cada família, para que o Amor e a Vida do Pai, do Filho e do Espírito Santo, habitem e cresçam em cada um de nós. Sempre.

Ámen.

Bênção final

A Equipa de Divulgação do Jubileu 2010

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...