segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

ALMA MATER, Música do Vaticano



Capa do CD ALMA MATER, Music From The Vatican.

No passado dia 29 de Novembro foi lançado, em todo o Mundo, Alma Mater, Music from the Vatican, um álbum de Bento XVI cujas receitas revertem para obras de caridade.

Em Alma Mater, o Papa lê e canta (latim, italiano, francês, alemão e português), acompanhado pelo Coro da Academia Filarmónica Romana e pela célebre Orquestra Filarmónica Real de Londres.

Importa destacar a notável combinação entre a tradição musical católica e a música tradicional árabe, feita por Nour Eddine. Este compositor marroquino, muçulmano, admite nunca ter tido nenhum contacto prévio com o universo musical do Gregoriano e diz mesmo que, quando lhe foi dirigido o convite para participar no projecto, pensou tratar-se de uma partida para os famosos “apanhados” da TV.

Nour Eddine conta que este desafio começou há 4/5 meses, quando Vincent Messina (o produtor) o convidou para este projecto. Já no ano de 2002 ambos tinham feito um trabalho em conjunto, mas Eddine nunca tinha tido uma aproximação à música clássica ou ao canto gregoriano.
Durante duas ou três horas, este muçulmano rodeou-se de todos os seus instrumentos tradicionais e começou a improvisar ao som de cânticos gregorianos.

A Nour Eddine foi-lhe proposto fazer uma música dedicada a Maria, e sendo assim o autor decide que iria deixar o coração falar, em vez do seu cérebro. Depois de muito trabalho nasceu a obra «Advocata Nostra», dedicada a Nossa Senhora.

Nour Eddine deu uma entrevista à Agência Ecclesia, e pode ser lida aqui.


Nour Eddine
Fontes:  
Agência Ecclesia

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...