terça-feira, 8 de dezembro de 2009

FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO



Imagem da Imaculada Conceição de 1678

Hoje dia 08 de Dezembro, é feriado nacional, dia Santo e a Igreja Católica comemora uma das suas maiores festividades. E tudo isto porquê? Porque celebramos hoje o dia da Imaculada Conceição.
A Imaculada Conceição é um dogma da Igreja. Por dogma, entende-se algo que para a Igreja e para todos os católicos é fundamental e indiscutível.
O dogma da Imaculada Conceição proclamado em 08 de Dezembro de 1854, pelo Papa Pio IX (através da Bula “Ineffabilis Deus”) declara a santidade da Virgem Maria desde o primeiro momento da sua existência, desde a sua Conceição, ou seja, que ela foi preservada desde sempre da mácula do pecado original, no qual nascem todos os filhos de Adão. Enquanto estes estão privados da graça divina, a Virgem Maria foi toda pura, santa e imaculada desde o início da sua vida. Esta foi desde sempre a convicção profunda da Igreja, que viu na Virgem Maria a “Nova Eva” (como escreveu S. Irineu).
A Imaculada Conceição é padroeira de Portugal, tendo a solene proclamação sido feita pelo Rei D. João IV, no dia 25 de Março de 1646, em Vila Viçosa, onde o Rei colocou a coroa na cabeça da imagem da Senhora da Conceição. Verificou-se que a partir desse momento, mais nenhum Rei português usou coroa na cabeça, vendo-se em quadros da época, que a coroa aparece sempre pousada numa mesa, colocada sobre uma almofada de cetim.
O dogma da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, foi a solene confirmação do mistério central da fé. A Virgem Maria foi pensada como a mediadora do mistério da Incarnação. Por ser chamada a ser mediadora deste mistério, a Virgem Maria não podia ser pensada senão como a primeira totalmente redimida e assim sendo foi por isso que ela concebeu sem pecado o Filho de Deus, pois sem pecado foi concebida.
Por tudo isto, neste dia da Imaculada Conceição, a Igreja e todos os seus fiéis exultam de alegria, como em nenhum outro dia. Pois aí está o exemplo das maravilhas de Deus na história, do que Ele pode fazer na Igreja e na vida de cada crente se como a Virgem Santa Maria. Cada católico, deve colocar-se na mesma atitude de filial obediência e de amor, naquele cujo Nome é grande e que grandes coisas realizou na sua humilde serva.

Bem aventurada a nação que se honra tê-la como Mãe e Padroeira.

Fonte: Artigo do Padre Jacinto Farias, publicado no site da Agência Ecclesia.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...