segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

"10 Minutos no presépio!" no Monte de Schoenstatt


"Dez minutos no presépio" é já uma tradição no Monte de Schoenstatt e junto de muitos Santuários de Schoenstatt, na Alemanha e noutros países. A ideia original era trazer as pessoas, essencialmente as crianças, pelo menos 10 minutos ao presépio, mas são quase 40 minutos em que as crianças são as protagonistas, tornando-se estrelas, pastores, cordeirinhos, burrinhos, vaquinhas, Reis Magos, Maria e José.


Cada um pode escolher o que quer ser e assim vão entrando na história. Torna-se uma apresentação improvisada de um presépio vivo mediante o número de crianças que se encontram junto ao altar e imitam os movimentos das Irmãs com estrelas e sininhos.


Vamos descobrindo que isto é mais do que representar. As crianças vivem a história hoje, como outrora outros viveram. Tudo é familiar ao estilo de Schoenstatt. Os avós que observam com certo orgulho ou os pais que tentam que os seus filhos regressem de novo ao palco, não são meros espectadores, pois todos participam pela oração e especialmente pelos cânticos de Natal. Até dá direito a pedirem as músicas de que mais gostam.


Durante duas semanas, todos os dias com duas sessões, são milhares de pessoas que sobem o monte de Schoenstatt, muitas vezes com neve, para estarem junto ao presépio. No final todos vão ao antigo estábulo, agora transformado em salas agradáveis, para se sentarem um pouco a conviverem, bebendo o chá especial de Natal e comendo dos biscoitos caseiros que ali são oferecidos. Tudo é preparado e oferecido com muito carinho pelas Irmãs de Maria e algumas pessoas voluntárias que tiram férias nestas semanas para estarem a tempo inteiro nesta atividade que mobiliza dezenas de pessoas para ajudarem na igreja e no estábulo.


"10 Minutos no Presépio" surgiu do desejo de fazer algo pelo grande número de pessoas que diariamente  visitava o belo presépio da Igreja da Adoração, em Schoenstatt.
Esperamos um dia ter tal manifestação de fé e alegria nos nossos centros de Schoenstat em Portugal.


MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...